quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Novidades em Londres-2012

Uma reunião da comissão executiva do COI (Comitê Olímpico Internacional) aprovou algumas mudanças para a próxima edição dos Jogos Olímpicos, a ser disputa em Londres no ano de 2012.

Além da possível inclusão do golfe e do rúgbi, outros esportes como o boxe, a canoagem, o handebol e o tênis terão novidades.

Abaixo, você confere o que muda:

Boxe feminino

Passará a fazer parte do programa olímpico com três categorias. Com isso, o boxe masculino tem suas provas reduzidas de 11 para 10. O número de participantes em cada categoria não será alterado.

Canoagem

A comissão executiva aceitou a mudança proposta pela ICF (Federação Internacional de Canoagem) de substituir a prova C2 500 para homens pela K1 200 para mulheres. Além disso, saem K1 500, K2 500 e C1 500 para homens, sendo todas substituídas por provas de 200 metros.

Nota do blog: C e K são siglas para Canoa e Caiaque (kayak). O número na sequência indica o número de tripulantes em cada embarcação. Por último, vem a distância a ser percorrida.

Pentatlo Moderno

Será criado um novo formato para as disputas de tiro e corrida, ainda a ser definido.

Handebol

Não haverá mais partidas de classificação no torneio de handebol. Isso significa que acabaram as partidas para definição do quinto lugar em diante.

Ciclismo, luta e natação

As federações internacionais das três modalidades solicitaram a criação de novas provas olímpicas (Ex: 50 metros peito na natação). O pedido foi negado pelo COI, pois isso implicaria num aumento considerável de participantes nos Jogos. A contra-proposta oferecida pelo Comitê foi de que algumas provas fossem substituídas por outras, assim como ocorreu na canoagem.

Tênis - duplas mistas

A ITF (Federação Internacional de Tênis) pediu a inclusão das duplas mistas no programa dos Jogos. A condição imposta pelo COI é que a ITF garanta a participação dos melhores tenistas do circuito na disputa. A decisão só será divulgada em dezembro deste ano.

Hugo na mira do Sporting Lisboa

A notícia foi divulgada ontem no blog de Carlos Cereto.

Ele recebeu ligações de jornalistas portugueses pedindo informações sobre Hugo, 28, meio-campista do São Paulo. Porém, não descobriu o clube interessado.

Em sua edição de hoje, o jornal Record dá destaque ao assunto e coloca o são paulino na mira do Sporting Lisboa.

Dionísio Castro, representante do atleta na Europa, é quem teria oferecido o atleta aos Leões.

A ideia inicial dos dirigentes do Sporting era trazer o também brasileiro Daniel Carvalho, do CSKA.

O problema é que a equipe de Alvalade não vive uma situação financeira confortável para desembolsar 1,5 milhão de euros anuais, salário do jogador revelado no Internacional.

Com Hugo, os valores seriam bem menores.

No São Paulo, existem dois motivos que deixam o clube inclinado a negociá-lo agora. Primeiramente, seu contrato expira no final deste ano e Hugo poderia acabar saindo de graça. Além disso, o dinheiro da transação ajudaria a equilibrar as finanças do clube sem que este negociasse seus principais atletas, caso de Miranda e Hernanes.

Segundo o Record, o Sporting aceita pagar até 500mil euros.