sexta-feira, 24 de abril de 2009

Alain Bernard - 46''94

Os fãs de natação estão chocados.

Pela primeira vez na história dos 100 metros livre, um nadador registra um tempo abaixo dos 47 segundos.

O recorde mundial foi batido na semifinal da prova, válida pelo Campeonato Francês, que está sendo disputado na cidade de Montpellier.

Alain Bernard, ouro em Pequim-2008, testou um novo traje produzido pela italiana Arena, a mesma patrocinadora do brasileiro César Cielo.

Segundo especialistas, esse traje é ainda mais emborrachado, material japonês, e pode proporcionar uma melhor de até 20 centésimos em 50 metros.

Como nenhum representante da FINA esteve presente na competição, é possível que a marca não seja homologada.

Independentemente disso, alguns fatos merecem ser levados em consideração:

1) É a quarta vez que Bernard quebra o recorde mundial dos 100 metros.

2) Comparando com a prova dos 100m em Pequim, quando levou a medalha de ouro, nota-se que ele diminuiu o número de braçadas (45 antes contra 43 agora) e que voou nos primeiros 50 metros (22''35 , 0''28 mais rápido que em 2008).

3) A França se tornou uma potência neste tipo de prova. Palavras de Brett Hawke, técnico de Cielo em Auburn. Já são sete nadadores com tempo abaixo de 49 segundos. Destaque para Bousquet, companheiro do brasileiro nos Estados Unidos, e Leveaux, de apenas 23 anos e 2,02m de altura.

Portanto, não devemos desmerecer o feito e dizer que apenas o traje fez a diferença, pois existem outros fatores em jogo.

Abaixo, você confere o VT da prova.

Adriano deve voltar ao futebol brasileiro


Após uma entrevista ao Gazzetta dello Sport, Gilmar Rinaldi decidiu atender a um pedido do Marca para comentar a situação de Adriano.

Suas declarações, datadas de 18 de abril, são bem claras:

A única coisa que posso assegurar em um tema tão complicado como este é que Adriano voltará a jogar futebol.

Espero chegar a um acordo com a Inter em duas semanas. Não descartamos que ele mude de ares. O Brasil é um destino interessante.

Tudo vai depender da posição do clube milanês. Caso Rinaldi consiga acertar as pendências com a Inter no prazo pretendido, Adriano estará livre para acertar com um clube brasileiro para a disputa do campeonato nacional.

Quando anunciou que ficaria afastado dos gramados por tempo indeterminado, se imaginava que este período fosse um pouco mais extenso.

Vale lembrar que o atacante convocou uma coletiva para anunciar uma pausa com o futebol no último dia 9, ou seja, há exatos 15 dias.