quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Os cinco uniformes do Racing Santander

Até pouco tempo atrás, boa parte dos torcedores e da imprensa criticavam a criação do terceiro uniforme por alguns clubes brasileiros.

O caso mais recente foi o do Corinthians e sua camisa roxa.

Muitas questões vieram à tona: será que um clube deve ter três camisas diferentes? Esta jogada de marketing vale a pena? É bonita? É feia?...e por aí vai.

Pois essa discussão de número de camisas não teve a menor relevância na Espanha. E olha que o Racing Santander criou cinco uniformes de jogo para a temporada 2008/09.

Isso mesmo. Cinco uniformes de JOGO!!!

São três para o Campeonato Espanhol e dois para a Copa da Uefa.

São tantos modelos, que nem o site oficial do Racing tem as imagens de todos eles.

Após algum tempo procurando, encontrei as cinco camisas. Destaque para a "roja" (vermelha), que relembra o traje utilizado em 1913, ano de fundação do clube.

As duas primeiras são as da Uefa. Detalhe para os botões, para as cores da bandeira da Espanha na gola e para a reprodução da província de Canábria, cuja capital é Santander.




A dica veio do leitor Gabriel, espanhol, torcedor do Racing Santander e habitante de Bilbao.

Barcelona na Major League Soccer (MLS)

Hoje, 15 de outubro, o Barcelona irá iniciar seu processo de entrada na liga americana de futebol.

Em Miami, o clube apresentará uma proposta para se tornar co-proprietário de uma das novas equipes da MLS, que ganhará dois novos participantes a partir de 2010. Seria feita uma parceria com o boliviano Marcelo Claure, empresário ligado à telefonia móvel.

A idéia é que os jogadores da filial argentina do Barça, o FCB Juniors Luján, fossem aproveitados na liga e assim os catalães difundiriam ainda mais a sua marca.

Quanto à estrutura, a Universidade da Flórida cederia suas dependências para treinos e partidas da nova equipe

Além de Miami, as cidades de Portland, Las Vegas e Montreal estariam na disputa pelas vagas na MLS.