quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Copa da África de Nações

De passagem pelo blog Higherlights, de Gabriel Dudziak, li seu post sobre a falta de cobertura do torneio de futebol mais importante do continente africano, a CAN.

A partir deste Sábado, 19 de Janeiro, dezesseis seleções começam a lutar pelo título. Gana será a sede da competição.

Na Europa, a copa é muito discutida, já que várias equipes ficam desfalcadas por um mês.

Samuel Eto'o (Barcelona), Didier Drogba e Michael Essien (ambos do Chelsea) são bons exemplos de ausências consideráveis.

Aproveitando minha estadia na França, deixarei alguns números para ilustrar o prejuízo dos clubes daqui. O Nice, por exemplo, cedeu 5 jogadores. Le Mans, Olympique de Marselha e Nancy, 4. Da primeira divisão, apenas Lorient, Monaco e PSG não tiveram atletas convocados. Curiosamente, o time da capital começou muito bem 2008 e registrou duas goleadas em seus dois jogos: 3x0 no Lens e 4x0 no Valenciennes. Outro fato que merece ser comentado é que as equipes que mais realizaram aquisições no mercado de inverno foram aqueles que estarão desfalcados por quase meio time.

A Ligue 1 cedeu, em 2008, 43 atletas para a CAN. No ano passado, foram 54. Porém, nos esquecemos que a segunda divisão, a Ligue 2, e as divisões amadoras também têm africanos. Adiciona-se, então, mais 14 na lista.

Passando ao torneio em si, disponibilizarei os quatro grupos e os favoritos (em asterisco) de cada um deles:

Grupo A

Namíbia
Gana*
Marrocos
Guiné*

Grupo B

Costa do Marfim*
Nigéria*
Mali
Benin

Grupo C

Sudão
Egito*
Camarões*
Zâmbia

Grupo D

Angola
África do Sul
Senegal*
Tunísia*

Mali e Guiné são candidatas a surpresas da competição. O Grupo C deve ser o mais desequilibrado e o D, o imprevisível. A Copa da África, geralmente, propicia muitas surpresas e as vagas para a Copa do Mundo não devem servir de parâmetro para um suposto favoritismo.

Os dois melhores de cada grupo se classificam para as quartas-de-final e a decisão está prevista para 10 de Fevereiro, em Acra.

Por onde andam os clubes alemães???

A resposta imediata seria: na Alemanha.

Ah...mas daí todos vão se lembrar que a Bundesliga é interrompida por não sei quanto tempo e alguns clubes viajam para outros países.

Esse argumento está correto e é dito por nove em cada dez fãs de futebol bávaro. Porém, desses nove, creio que oito não saibam os times que viajaram, quantos partiram para o exterior e quão longo é o recesso do campeonato nacional.

Então, resolvemos pesquisar e daremos as informações completas.

Para começar, o futebol alemão foi paralisado por 44 dias nesta temporada, devido ao rigoroso inverno do país. De 16 de Dezembro de 2007 a 29 de Janeiro de 2008, nenhuma rodada foi programada. Se apenas contabilizarmos somente os jogos da liga, teremos 48 dias inativos.

Franz Beckenbauer, que dispensa apresentações, é categórico: "É um puro luxo".

E o luxo fica aida maior quando percebe-se que os dezoito clubes da primeira divisão não estão treinando em território alemão. Todos procuraram outros lugares para a segunda pré-temporada. O fato é curioso se pensarmos que o país sediou a Copa do Mundo em 2006 e investiu pesado em infra-estrutura para treinamentos.

Por último, listaremos o destino de cada equipe, do Ocidente para o Oriente:

Ilhas Canárias (Espanha): Hannover e Hertha Berlin
Albufeira (Portugal): Borussia Dortmund e Wolfsburg
Portimão (Portugal): Nuremberg
Vale do Lobo (Portugal): Eintracht Frankfurt
Huelva (Espanha): Duisburg
Chiclana de la Frontera (Espanha): Arminia Bielefeld
Marbella (Espanha): Bayern de Munique
Alicante (Espanha): Bochum
Antalya (Turquia): Bayer Leverkusen e Energie Cottbus
Belek (Turquia): Schalke 04, Werder Bremen e Karlsruhe
Dubai (Emirados Árabes): Stuttgart, Hamburgo e Hansa Rostock

Flávio Saretta fora do Brasil Open

Pelo menos por enquanto. Hoje, o brasileiro recebeu a notícia de que não será um dos agraciados com um convite para a chave principal do torneio, disputado na Costa do Sauipe, Bahia. Agora, só através do "qualifying".

Segundo informações da assessoria da competição, Marcos Daniel, Thomaz Bellucci e Gustavo Kuerten recebrão os "wild cards".

Veja post de Saretta em seu blog, que mostra toda a sua decepção:


E ai,beleza??? Hoje to meio triste,quer dizer,não sei se triste é realmente a palavra certa,to na real desapontado!!!!!!!! Acho que é a primeira vez que escrevo meio de bode assim,mas nem sempre temos só boas noticias...... Acordei pra ir treinar e ja recebi uma ligação na lata...no começo deu ate aquele friozinho na barriga,mas em poucos segundos veio a 'bomba'!!!! Pois é,recebi a incrivel noticia que nao vou recer o wild card (convite) pra jogar o Brasil Open esse ano....infelizmente não me deram essa chance de poder voltar depois de seis meses com o pé direito,dentro de casa,o que pode ter certeza em muitos paises isso aconteceria com seus atletas..... As vezes me pergunto o pq dessas paradas acontecerem....será que é política? Será que nao vao com minha cara? Adoraria pensar que essas coisas não são pessoais,mas fica dificil.....Ano passado foi um dos meus melhores momentos do ano,fui o melhor brasileiro,sempre tive boas atuações por lá,mas esse ano não vai rolar infelizmente!!! Fico triste na real cara,não só por mim,mas nesse caso aconteceu comigo,mas acho 100% injusto,triste,saber que não pensam com muito carinho pros poucos tenistas que temos por aqui....quero deixar bem claro que nao tenho absolutamente nada contra os tres que receberam,acho que todos merecem,todos mesmo.....e nao digo só dos tres e sim de pelo menos os dez primeiros do Brasil....mas cara,ganhei o PAN,fiz semi lá ano passado,to seis meses praticamente parado,tenho muitissimos pontos pra defender no Sauipe,depois na Argentina,ou seja,em duas semanas tenho 120 pontos.....ta fácil???? Fico triste que nao recebi essa força que contava muito nesse momento e vou ter que ir defender minha pátria nos EUA!!!!!! Lá tem muito brasileiro,com certeza acharei muitos nos meus jogos me valorizando e dando força!!!!! Mas podem ter certeza que vou dar a volta por cima,jogar muito esse ano!!!!!!!! Beijão pra todos vcs e valeu de novo por estarem aqui comigo! É tudo nosso! NOIXXX Flávio

Aqui, deixo um vídeo do Saretta, em momento descontraído. Extraído do YouTube e descoberto no mesmo blog.