sábado, 26 de abril de 2008

PALCOS DA EURO - 7

Wörthersee Stadion - Klagenfurt

Klagenfurt está localizada na província de Caríntia. A região está passando por uma crise econômica. O turismo, principal fonte de receitas, não gera o mesmo lucro de antes devido à falta de infra-estrutura.

A Euro-2008 é uma excelente oportunidade da cidade reverter o quadro. Contudo, os austríacos esperavam que a Itália atuasse no local, pois é do país que vem o maior número de turistas.

Comparando com o Brasil, Klagenfurt é uma típica cidade do interior. Não é à toa que o ponto de encontro da população é o shopping center, recém-construído.

Passando para o que interessa, o estádio, ele comporta 32 mil torcedores. Mas, após a competição, reduzirá sua capacidade para 12 mil. A explicação está na falta de popularidade do clube que manda seus jogos lá, o Kärnten Austria, que não é dos mais populares no país.

A distância da arena em relação ao centro da cidade é outro fator prejudicial ao público. Está situado ao lado do lago Wörth, ou seja, distante do centro. Apesar de oferecer ônibus com bilhete válido para 24 horas, a expectativa é que menos de 20% dos fãs utilize o transporte público. Por isso, estão sendo contruídos estacionamentos ao lado do Wörthersee Stadion.

Uma fanzone será instalada na praça Neuer Platz, principal da cidade. Poloneses e croatas, fanáticos por futebol, devem lotar a área. Cerca de 90 mil torcedores por partida são esperados no local.

Voltando ao palco dos jogos do Grupo B, o estádio levou 20 meses para ficar pronto e sua inauguração ocorreu em 7 de setembro de 2007 com o amistoso Áustria e Japão.

Na última semana de abril, o gramado será replantado para que fique em perfeitas condições para o confronto entre Alemanha e Polônia, marcado para o dia 8 de junho.

Em 2008, o estádio recebeu o prêmio Green Ball pelo conceito de sustentabilidade ambiental desenvolvido. Uma das preocupações foi com a água, que é fornecida por painéis solares de forma aquecida.

Se vocês não estiverem satisfeitos com as fotos e vídeo que publico da arena, podem conferi-la, em três dimensões, no site Google Earth. Dois estudantes da Universidade de Caríntia trabalharam por mais de 500 horas no projeto.

Três jogos serão realizados em Klagenfurt: São eles:

8 de Junho - Alemanha x Polônia

12 de Junho - Alemanha x Croácia

16 de Junho - Polônia x Croácia

Se preferirem, disponibilizo vídeo com imagens do estádio: