segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Internazionale x Manchester United (24 de fevereiro)

Duelo dos técnicos.

Mourinho e Ferguson novamente se enfrentarão, após inúmeros e disputadíssimos Chelsea x Manchester.

Os atuais campeões mundiais não deverão ter vida fácil.

A Inter não está com um futebol encantador, mas é um time chato de se enfrentar. Ainda mais nas mãos do treinador português.

Mourinho sabe explorar o vigor físico de Maicon pelo lado direito e assim supera as carências na armação de jogo. Sem um meia criativo em sua equipe, deverá congestionar o setor com Cambiasso, Zanetti, Stankovic e Muntari. Na frente, a ordem é alçar bolas a "Adrimano" - como vem sendo chamado na Espanha - e Ibrahimovic.

Materazzi e Vieira sequer foram relacionados para o jogo.

No Manchester, o problema está no sistema defensivo. Vidic cumpre suspensão pela expulsão na final do Mundial de Clubes. Rafael, Neville e Brown estão machucados e O'Shea e Evans são dúvidas. Fletcher pode acabar sendo improvisado pelo lado direito.

Com os goleiros em ótima fase, a tendência é que tanto o jogo de ida como o de volta tenha poucos gols.

Atlético de Madrid x Porto (24 de fevereiro)

Bem que este confronto poderia acontecer na Copa Libertadores.

Afinal, de um lado há Leo Franco, Banega, Paulo Assunção, Maxi Rodríguez, Agüero, Forlán e de outro temos Hélton, Fucile, Fernando, Lucho, Lisandro López, Cristian Rodíguez e Hulk (me ajudem se esqueci de alguém).

Dos treze jogadores citados, destaco o último.

O brasileiro chegou ao Porto nesta temporada vindo do Verdy Tokyo, onde marcou 37 gols em 42 partidas. Teve 50% de seus direitos adquiridos por 5,5 milhões de euros.

Aos poucos, superou a desconfiança dos que não o conheciam (99% das pessoas que acompanham futebol) e já se credencia como a grande revelação do futebol português em 2008/09.

Apesar da boa média de gols no Japão, não tem as características de um centroavante tradicional, mais fixo na grande área. Pelo contrário. É jogador de explosão. Quando parte em velocidade, é difícil segurá-lo. Tem técnica, visão de jogo e uma canhota...

É um belíssimo jogador. Precisa apenas prender menos a bola em alguns lances.

Deixarei inclusive um vídeo com suas jogadas. Uma delas, apesar de não ter terminado em gol, merece destaque. Olhar 3:38 do vídeo.


No Atlético, Maxi e Agüero têm que aproveitar a limitação do lateral-esquerdo portista, Cissokho. Se jogar pelas pontas, o Atlético deve garantir a vaga nas quartas-de-final.

Olympique Lyon x Barcelona (24 de fevereiro)

Normalmente, ambas as equipes atuam no 4-3-3. Porém, vale a pena ficar atento se Claude Puel, técnico do Lyon, não optará por uma formação mais defensiva (4-2-3-1), apenas com Benzema na frente.

Caso vá com três atacantes, o Lyon deve ter o brasileiro Ederson atuando pela ponta-direita. E Puel quer aproveitar a ausência de Abidal, que se machucou no final de semana.

Sylvinho deve substitui-lo, mas não está descartada a entrada de Cáceres, com Puyol atuando pelo lado esquerdo.

Iniesta é outro desfalque.

O Lyon sofreu apenas 16 gols em 25 partidas pela Ligue 1, mas será que consegue conter o trio Messi-Henry-Eto'o?

Muito difícil.

Arsenal x Roma (24 de fevereiro)

Mesmo não sendo os favoritos ao título, Arsenal e Roma têm tudo para fazer o confronto mais interessante da terça-feira. Duas equipes abertas, ofensivas, que todos gostam de assistir.

As ausências no clube londrino tornam o embate ainda mais equilibraso. Adebayor, Fabregas, Walcott, Diaby, Silvestre, Rosicky e Eduardo da Silva estão fora. Com tantos desfalques, são grandes as chances do mexicano Carlos Vela começar a partida. Vale a pena ficar atento ao meio-campista, uma das maiores promessas do futebol mundial.

Já os italianos esperam até o último instante para saber se poderão contar com Cicinho, Juan e Vucinic. Por enquanto, apenas Panucci está fora.

Caso o atacante se recupere a tempo, são grandes as chances de Luciano Spalletti jogar no contra-ataque, explorando a velocidade do montenegrino e deixando os comandados de Wenger com maior posse de bola. Essa tática deu certo na vitória contra o Chelsea, pela fase de grupos do torneio.

O encontro será ainda mais atraente se considerarmos a instabilidade dos times ao longo da temporada. Ambos não estariam na próxima edição da Champions League e o fator psicológico pode interferir bastante.

A "viagem" de Ferreiro que deu certo

Francisco Costa - ou Chico Costa -, capitão da equipe brasileira na Davis, relata em seu blog uma conversa interessante que teve com Rodrigo, irmão e técnico do tenista Franco Ferreiro, dias antes do início do qualyfing do ATP de Buenos Aires.

Para quem não sabe, o gaúcho venceu os três jogos do "qualy" e ainda alcançou as quartas-de-final do torneio.

Costa levou seu pupilo Alexandre Bonatto a Porto Alegre para treinar com Ferreiro, mas não conseguiu fazer com que os dois ficassem em quadra muito tempo. Culpa do gaúcho, que, irritado com seu desempenho, abandonou um dos treinamentos antes do final.

Rodrigo se aproximou de Costa e pediu desculpas pelo ocorrido.

Em seguida, emendou:

"O que esse guri vai fazer em Buenos Aires, se não está nem conseguindo treinar direito? E essa viagem de ônibus? Só pode estar maluco."

Esqueci de um detalhe. Ferreiro optou por uma viagem de um dia de duração, de ônibus, à capital argentina ao invés de uma hora e meia de avião.

Chegou na sexta-feira, 13 de fevereiro, e no mesmo dia encarou o local Alejandro Fabbri, 369 do mundo. Venceu em dois tie-breaks.

No dia seguinte, encararia Sergio Roitman, número 104 no ranking e cabeça 2 do qualy, mas acabou beneficiado pelo fato do "hermano" ter herdado uma vaga na chave principal após algumas desistências.

Roitman acabou perdendo de W.O. para Andrea Collarini, 17 anos, com apenas dois pontos no ranking.

Ferreiro passou pelo juvenil em três sets e decidiu na última rodada com o compatriota Caio Zampieri.

Outro triunfo e vaga na chave principal contra o espanhol Ivan Navarro Pastor. Mais um jogo disputado, três sets, e que teve vitória brasuca.

Era a primeira vez que Ferreiro alcançava a segunda rodada de um ATP.

Depois, ainda deu tempo de derrotar o uruguaio Pablo Cuevas, até cair nas quartas contra o campeão Tommy Robredo.

"Resumo da ópera": Ferreiro estava sem confiança, "deu uma viajada" ao fazer esse planejamento horrível e abandonar o treino de forma imatura, mas conseguiu sté mais do que esperava.

Ou seja, tem vezes que o esporte não tem lógica alguma.

Dwight "Superman" Howard não voou, mas deu show do mesmo jeito

Miami Heat e Orando Magic disputaram mais uma partida da temporada regular da NBA.

Dwayne Wade bem que tentou ser o protagonista da noite com seus 50 pontos, mas sua equipe acabou derrotada por 122 x 99.

E Howard, diante de sua torcida, fez 35 pontos e pegou 17 rebotes. Vale registrar que três destes 35 não foram registrados, pois uma cesta veio ainda no aquecimento.

Veja o que o "Superman" aprontou dessa vez.