quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Concorrentes ao prêmio de melhor futebolista africano de 2007

A CAF (Confederação Africana de Futebol) divulgou nesta quarta-feira, 12 de Dezembro, os cinco indicados ao prêmio de melhor atleta do continente neste ano.

Os malineses Diarra (Real Madrid) e Kanouté (Sevilla), o togolês Adebayor (Arsenal), o ganês Essien (Chelsea) e o marfinense Drogba (Chelsea) estão na disputa. O último é o favorito ao troféu, que já conquistou em 2006.

O próximo passo será eliminar dois dos concorrentes, função destinada aos técnicos das seleções africanas.

A entrega do troféu será feita no dia 1º de Fevereiro, em Lomé, Togo. Esse fato por si só já deve garantir Adebayor entre os três melhores.

Aí vem o Tour da China

Que os franceses se preparem, pois a UCI (União Ciclística Internacional) está anunciando a criação de um Tour na China, a partir de 2009, que pretende ser tão popular quanto o Tour de France.

A medida visa resgatar o prestígio do esporte, que está abalado devido aos inúmeros escândalos de doping.

Segundo o presidente da UCI, Pat McQuaid, a volta ciclística no país terá um padrão completamente diferente de outras competições asiáticas e reunirá as vinte maiores equipes do mundo.

McQuaid deseja difundir o ciclismo por outros continentes, já que é muito enraizado na Europa. Ele acredita que as Olimpíadas de Pequim ajudarão a pôr o projeto em prática. Os patrocinadores também vêem com bons olhos a medida, pois podem entrar em novos mercados.

Varejão finalmente reestréia na NBA

O pivô do Cleveland Cavaliers, Anderson Varejão, entrou em acordo com a franquia e pôde estrear na temporada 2007/08 da NBA, na noite de ontem, na vitória de sua equipe frente ao Indiana Pacers, por 118 a 105.

O brasileiro registrou 6 pontos, 9 rebotes, sendo 7 defensivos, 1 assistência e 1 perda de bola em 24 minutos em quadra.

Quando saiu do banco pela primeira vez, foi junto com LeBron James, uma medida do técnico Mike Brown para evitar vaias por parte dos torcedores, que estavam irritados com a postura tomada por Varejão durante as negociações para renovação de contrato.

Após longo tempo parado, até que seu desempenho foi satisfatório. Porém, foi ofuscado por Larry Hughes, que jogou apenas 26 minutos, mas anotou 36 pontos. A última vez que um atleta alcançou a marca neste intervalo de tempo foi em Janeiro de 2004, com Tracy McGrady. E a última vez que um reserva dos Cavaliers assinalava tantos pontos foi em 1984.

Catalina Ponor abandona a ginástica

A romena Catalina Ponor, dona de três medalhas de ouro nas Olimpíadas de Atenas, comunicou a Federação Romena de Ginástica que está se aposentando.

Aos vinte anos, Ponor, que foi uma das maiores rivais de Daiane dos Santos no solo, vinha sofrendo com as contusões e, apesar de sua evolução, não quis correr mais riscos.

Desde o êxito olímpico, a ginasta não tem obtido os mesmos resultados, mesmo competindo em alto nível. Em seu currículo, faltou apenas um título mundial.

Abaixo, as principais conquistas da romena:

3 medalhas de ouro nas Olimpíadas de atenas (2004)

3 medalhas de ouro no campeonato europeu, em Amsterdã (2004)

1 medalha de ouro no campeonato europeu, em Debrecen (2005)

1 medalha de ouro no campeonato europeu, em Volos (2006)

1 medalha de prata no campeonato mundial, em Anaheim (2003)

2 medalhas de bronze no campeonato mundial, em Melbourne (2005)

1 medalha de bronze no campeonato mundial, em Stuttgart (2007)

Conmebol organiza novo torneio

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou a criação de um novo torneio, a ser disputada no Japão.

Ainda sem nome oficial, a competição reunirá os campeões da Copa Sul-Americana e da Copa do Japão.

Em Julho de 2008, Arsenal, da Argentina, e Gamba Osaka, do Japão, serão os participantes.

O problema para os clubes brasileiros que eventualmente entrem nessa disputa será a data. Ela coincidirá com o Campeonato Brasileiro e será preciso que se faça uma alteração no calendário.

Analisando dessa forma, qual o interesse dos times nacionais irem, no meio do ano, ao Japão, disputar somente um jogo? A resposta é simples: dinheiro. Provavelmente, a premiação será milionária.

O contrato assinado com a Federação Japonesa garante o torneio até 2011.

Assim como na Libertadores, equipes mexicanas ou norte-americanas não terão direito a vaga, já que não são filiados à Conmebol.