domingo, 25 de novembro de 2007

Futebol brasileiro é prioridade no Benfica

No dia 16 de Novembro, o presidente do Benfica, Luis Felipe Vieira, desembarcou no Brasil com uma agenda lotada. As notícias não são agradáveis para os torcedores nacionais.

Para começar, confirmou parceria com o Vasco da Gama, visando o intercâmbio de atletas. O acordo diz que os jogadores das categorias de base do cruzmaltino que chamarem a atenção dos portugueses são convidados a realizar testes na Europa e depois, caso haja interesse na contratação, o Benfica tem a prioridade de compra. Alex Teixeira, 17, atacante da Seleção Brasileira sub-18, deve ser o primeiro a embarcar. Tudo depende do seu aproveitamento no elenco profissional em 2008. Se não for promovido, fará estágio nas divisões inferiores das "Águias".

O Vitória é outro que assinou protocolo com a direção benfiquista. Após a negociação do zagueiro David Luz, as relações entre as duas equipes se estreitaram. A transferência de jovens novamente é o foco principal. A diferença é que profissionais do clube português podem atuar na Bahia. O rubro-negro quer também aproveitar o desenvolvimento administrativo dos lisboetas para incorporar algumas idéias.

Adentrando ao tema contratações, Vieira já tem dois alvos para o mercado de inverno: Arouca, do Fluminense, e Diogo, da Portuguesa. O primeiro é indicação de José Antonio Camacho, atual treinador do Benfica. Já o segundo vem sido observado há algum tempo e suas atuações na Série B impressionaram a equipe da Luz.

A pauta final foi Diego Souza. O meio-campista do Grêmio interessa a diversos times brasileiros, como Fluminense, que ainda detém 20% de seu passe, São Paulo, Vasco e aos próprios gaúchos. Seu empréstimo termina no fim deste ano. O problema é que os russos do Zenit e do Lokomotiv também manifestaram seu desejo em contar com o atleta. Seu passe está avaliado em R$10 milhões, valor elevado para os padrões nacionais. Os lusos preferem uma negociação em definitivo.