sexta-feira, 6 de junho de 2008

A distribuição de ingressos na Euro-2008

Os 1,05 milhão de ingressos para a Euro-2008 já estão esgotados há algum tempo.

Mas vocês sabem quantas destas entradas foram comercializadas para o público comum?

Apenas 346.500. Isso representa 33% do total.

E para onde vai o restante?

Para representantes da UEFA, patrocinadores, área VIP, cidades-sede, federações...

Vamos precisar estes números, em porcentagem:

38% - Federações dos países participantes
33% - Público comum
14% - Parceiros oficiais, patrocinadores nacionais e TV
8% - Programa "Corporate Hospitality" (Uma área VIP)
3% - VIPs (grandes personalidades mundiais)
3% - Para a UEFA (a entidade denomina este grupo de "Família Futebolística da UEFA")
1% - Cidades-Sede e operadoras de estádios

Além destes dados, vale registrar o preço do ingresso. O mais barato sai por 45 euros e o mais caro, 550.

Precisamos explicar que este de 45 é para um jogo de primeira fase e no pior lugar do estádio para assistir à partida? Acho que não.

Então, vamos passar a outro ponto interessante: o "Corporate Hospitality".

Este programa é uma área VIP criada pela organização que oferece diversas regalias aos torcedores que não querem apenas acompanhar a Euro, mas também almoçar, beber um vinho, socializar. A vaga de estacionamento está garantida, um buffet é oferecido três horas antes da partida e até brindes da competição são distribuídos.

Evidente que estes caprichos têm um custo.

1250 euros (primeira fase)
2000 euros (quartas-de-final)
4000 euros (semifinal)

Para a final, não há venda simples. É necessária a compra de um pacote.

Semifinal + Final (12000 euros)
2 Quartas-de-final, Semi e Final (14000 euros)

Voltando à realidade, uma última informação.

Sabe quantos lugares serão ocupados pelos torcedores comuns alemães na primeira fase? 21.765. Uma média de 7.255 por partida.

Como a demanda foi muito maior, a Federação Alemã de Futebol (DFB) se viu obrigada a organizar um sorteio. Os interessados se cadastraram no site da entidade e aguardaram o resultado.

Para atender a um número maior de torcedores - e tentar diminuir a insatisfação -, a DFB proibiu que uma mesma pessoa fosse sorteada duas vezes. Portanto, nenhum alemão irá assistir a duas partidas de sua seleção nesta Euro.

Um aviso prévio do que veremos em 2014.

Traffic no Ituano

Agora é oficial.

A Traffic, empresa que investe no Palmeiras, irá administrar o futebol do Ituano durante os próximos dez anos.

Com isso, não se surpreenda se o Galo voltar a crescer no cenário paulista.

Provavelmente, os jogadores da agência que não tiverem espaço nos grandes clubes serão repassados ao clube de Itu.

Não há qualquer semelhança com o acordo que a Traffic tem com o Desportivo Brasil, onde inscreve atletas e os repassa imediatamente.

Neste caso, irá controlar a equipe.