sexta-feira, 15 de agosto de 2008

A seleção do 1º turno do Campeonato Brasileiro

Os sites UOL Esporte e Globoesporte aproveitaram o fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro para fazer um balanço da competição e escalar uma equipe ideal, com os melhores jogadores de cada posição até o momento.

Curiosamente, as seleções de cada site estão muito diferentes. Somente quatro atletas estão presentes nas duas listas: Juan (Flamengo), Wagner (Cruzeiro), Valdivia (Palmeiras) e Keirrison (Coritiba).

Entre os onze do UOL, nenhum jogador do líder Grêmio. Em ambos os portais, sequer houve menção a profissionais do Vitória, quinto colocado e grande surpresa do campeonato.

Para o UOL, o craque da competição é o centroavante Kléber Pereira, do Santos. Vale lembrar que o time da Baixada ocupa a décima oitava colocação e fez apenas 21 gols em 19 partidas.

Vamos às escalações dos sites:

Goleiros

Bruno (Flamengo) - Globoesporte
Rogério Ceni (São Paulo) - UOL

OBS: Será que o time do coração de jornalistas e internautas não falou mais alto nesta posição? Segundo este blogueiro, Victor (Grêmio), Fábio (Cruzeiro) e até Galatto (Atlético Paranaense) estiveram melhor que Bruno e Ceni.

Lateral Direito

Paulo Sérgio (Grêmio) - Globoesporte
Patrício (Portuguesa) - UOL

OBS: Boas escolhas, apesar da Portuguesa ocupar a décima quarta colocação. Thiaguinho, do Botafogo, mesmo atuando mais avançado, como um ala, seria outra opção. Vitor, do Goiás, não merece estar na lista, mas é bom ficarmos de olho, pois recuperou o bom futebol de 2006. Paulo Sérgio esteve muito bem e é mais do que justo fazer parte da equipe.

Lateral Esquerdo

Juan (Flamengo) - Globoesporte e UOL

OBS: Este é unanimidade. Jogando um futebol de altíssim nível, Juan foi um dos poucos que se salvou no Flamengo no momento de crise.

Zagueiros

Jéci (Coritiba/Palmeiras) e Pereira (Grêmio) - Globoesporte
Fábio Luciano (Flamengo) e Maurício (Coritiba) - UOL

OBS: Realmente o UOL está se superando. O Grêmio sofreu apenas 12 gols, é o único time com média inferior a 1 por partida e eles não incluem nenhum jogador do clube. Léo poderia ser uma opção, principalmente pelo início de campeonato. E Jéci titubeou muito desde que chegou ao Palmeiras.

Meio-campistas

Jorge Wagner(São Paulo), Tcheco (Grêmio), Wagner (Cruzeiro) e Valdivia (Palmeiras) - Globoesporte
Guiñazu (Internacional), Hernanes (São Paulo), Wagner (Cruzeiro) e Valdivia (Palmeiras) - UOL

Obs: Cadê o Alex, do Inter? E o Marquinhos e o Ramon, do Vitória? Pelo menos dois desses três atletas têm lugar na seleção ideal. Sem falar no Cleiton Xavier e no Petkovic, que estão mantendo Figueirense e Atlético Mineiro, respectivamente, fora da zona de rebaixamento. Jorge Wagner não é nem o melhor meio-campista do São Paulo. Hugo se destacou mais. Valdivia é outro. Foi criticado constantemente pela imprensa que não vinha tendo atuações iguais as do Paulistão. Mesmo assim, aparece na lista do UOL e do Globoesporte.

Atacantes

Keirrison (Coritiba) e Iarley (Goiás) - Globoesporte
Keirrison (Coritiba) e Alex Mineiro (Palmeiras) - UOL

OBS: Nesta posição, é complicado cravarmos um ou outro atleta. Tivemos bons jogadores se destacando. Nilmar (Internacional), Guilherme (Cruzeiro), Kléber Pereira e Maikon Leite (Santos), Diogo (Portuguesa), Jorge Henrique (Botafogo), Edmundo (Vasco) - nos poucos jogos em que atuou - e Adeílson (Ipatinga). Logo, não podemos fazer tantas reclamações neste item. Creio que Alex Mineiro merece um lugar pois foi regular durante as 19 rodadas. Guilherme e Nilmar dividem minha preferência pela segunda vaga. Acho que o cruzeirense até merece mais, já que a equipe é vice-líder e tem o terceiro ataque da competição.

E vocês, o que acham?