sábado, 27 de setembro de 2008

Donbass Arena, o novo estádio do Shakhtar Donetsk

Em 2009 os fãs do clube mais brasileiro da Ucrânia poderão acompanhar as partidas do time em um novo estádio, a Donbass Arena.

Com projeto orçado em 250 milhões de dólares, o local terá capacidade para receber 50 mil espectadores e será o primeiro do Leste Europeu a obter da UEFA o "selo" 5 estrelas. Isso significa que Donetsk já poderá sediar uma decisão de Champions League.

A notícia também é boa para o comitê organizador da Euro-2012, que anda preocupado com o andamento das obras no país e na Polônia, sedes da próxima edição.

O nome da nova "casa" do Shakhtar foi escolhido recentemente pelo presidente do clube, Rinat Akhmetov. Donbas é o estado em que está localizada a cidade de Donetsk, capital da região.

Vale destacar que há uma diferença na grafia do estado em relação à nova arena. Apenas o nome do estádio tem dois S.

ArupSport foi a empresa escolhida para erguer o estádio. É a mesma que construiu a Allianz Arena (Bayern de Munique), a City of Manchester (da atual equipe de Robinho) e a nova arena do Espanyol, em Barcelona.

Como todo projeto que envolve muito dinheiro, a construção também teve sua polêmica. A Donbass Arena está localizada no Leninsky Komsomol Park. O que isso significa? Que muitas árvores foram derrubadas. Agora, os diretores do clube terão que recuperar parte da área verde devastada.

A estréia no novo estádio deve ocorrer no próximo verão europeu. O desejo de Akhmetov é realizar um amistoso entre Shakhtar e Seleção Brasileira. Dependendo do valor oferecido, pode ser que a CBF aceite o convite.

Por enquanto, fiquem com um vídeo promocional do novo estádio: