sábado, 21 de fevereiro de 2009

Curso MUDES de Jornalismo Esportivo no Rio de Janeiro

Pelo nono ano consecutivo, a Fundação MUDES organiza um curso de jornalismo esportivo extensivo.

Com duração de quatro meses, o curso é destinados aos estudantes de jornalismo do Rio de Janeiro.

Abaixo, segue a programação completa e contatos para obter maiores informações.


COORDENAÇÃO:

Paulo Julio Clement, Jornalista formado há 19 anos, teve passagens pelo Jornal dos Sports, O Dia e Jornal do Brasil. De 1991 até 2001, trabalhou em O Globo, nas funções de repórter e chefe de reportagem na editoria de esportes. Entre 1994 e 2001 foi responsável pela coluna Panorama Esportivo. Trabalhou também no Sistema Globo de Rádio entre 2001 e 2004, ocupando os cargos de Gerente Nacional de Esportes e Gerente Regional do escritório de Brasília da Rádio CBN. Entre 2005 e 2007 foi assessor de imprensa do jogador Ronaldo Fenômeno, do Milan e da seleção Brasileira. Desde maio de 2007 foi editor de esportes do Jornal do Brasil. Atualmente está na Rádio Globo de São Paulo.

DISCIPLINAS


- Técnicas de reportagem, texto e orientação p/edição em TV
Marcelo Barreto, editor chefe do canal SporTV.
Estilo de cobertura, transmissões e entradas ao vivo. As diferenças de texto para os variados programas de televisão. Aula externa com gravação e orientação sobre o processo de edição em TV. Ao final do curso o aluno recebe um vídeo-release da sua gravação externa.

- Técnicas de reportagem, texto e edição para rádio
Rafael Marques, repórter da Rádio Globo e Álvaro Oliveira, Gerente de Esporte do Sistema Globo de Rádio

- Técnicas de reportagem, texto e edição para jornal
Ricardo Gonzalez, Editor de Esporte do JB, e Lédio Carmona, ex-chefe de reportagem de O Globo e atualmente comentarista do Sportv.
- Tipos de cobertura esportiva. Ênfase na redação de textos e aulas práticas com trabalho de campo.

- Esportes Olímpicos
Roberto Falcão foi Gerente de imprensa dos Jogos Panamericanos de 2007, atualmente é Sócio diretor da Edição Extra Comunicações
A necessidade do conhecimento além do futebol. As dificuldades para quebrar a chamada ditadura do futebol nos veículos de comunicação. A cobertura dos jogos olímpicos.

- Jornalismo Fotográfico
Julio César Guimarães, repórter fotográfico do Diário Lance.
A dinâmica do fotojornalismo. A emoção do momento. A importância das imagens e a interação entre o repórter e o fotógrafo na cobertura jornalística. Técnicas e truques utilizados no dia a dia do repórter fotográfico.

- Assessoria de Imprensa
Roberto Falcão foi Gerente de imprensa dos Jogos Panamericanos de 2007, atualmente é Sócio diretor da Edição Extra Comunicações
Um novo mercado para o jornalista esportivo. Como atender o cliente e despertar interesse da mídia para esportes menos populares que o futebol. O relacionamento com atletas e jornalistas. Assessoria de imprensa, uma atividade novíssima no futebol.

- Jornalismo Digital
Alexandre Baçallo Colunista do site Yahoo
Internet: nova mídia, novos paradigmas, uma nova linguagem. A interação com o público. Transmissão de eventos na tela do PC. A notícia em tempo real.

CICLO DE PALESTRAS

Aula Inaugural
Palestra: Desafios do Mercado de Trabalho
Paulo Julio Clement

Esportes Radicas
Clayton Conservani

Marketing Esportivo
Fernando de Ávila “Fernandão”

Legislação Esportiva
Luis Guilherme Gutman

Palestra de Encerramento
Alex Escobar

OBJETIVO

Capacitar os participantes nas atividades do jornalismo esportivo. Desenvolver conhecimentos com foco no jornalismo esportivo impresso, rádio e televisão. Desenvolver e aprimorar de forma prática conhecimentos específicos utilizados no setor. Desenvolver a capacidade de percepção e criatividade na execução de tarefas.

PÚBLICO-ALVO

Estudantes e recém-formados interessados na capacitação em jornalismo esportivo. Profissionais da área que desejam reciclar e desenvolver conhecimentos. Pessoas que queiram adquirir competência específica.

INFORMAÇÕES GERAIS


Período: 17/3 a 30/6/2009

Aulas: terças e quintas

Horário: 9:30 às 12:30 ou 18:30 às 21:30h

Carga horária: 112 h/a

Taxa de inscrição: 30,00

Valor: 4 x 296,00

Certificado: Será concedido certificado aos participantes com freqüência igual ou superior a 75% da carga horária do curso.

Endereço: Rua México, 119/salas 1202 a 1208, Centro, Rio de Janeiro, RJ

Telefones: (21) 2532-5125 / 2533-3768

E-mail e site: cursos@mudes.org.br / www.mudes.org.br