terça-feira, 14 de agosto de 2012

Yang Sun, o novo ídolo chinês

Yang Sun tem apenas 20 anos e conquistou a medalha de ouro nos 400 e 1.500 metros livre nos Jogos Olímpicos de Londres. Na prova mais longa da natação, ainda quebrou o recorde mundial que pertencia ao australiano Grant Hackett: 14min31s02.

Desempenho que o alçou ao patamar de ídolo e o fez ser comparado a duas estrelas recentes da China: o ex-jogador de basquete Yao Ming e o barreirista Liu Xiang. Prova disso é que o jovem nadador faturará cerca de 18 milhões de dólares em patrocínios nesta temporada, segundo agências de marketing do país. Boa parte deste dinheiro virá de três patrocinadores, cujos contratos foram firmados meses antes do início das Olimpíadas: Coca Cola, 361 graus (marca de calçados) e Yili (empresa chinesa de leite).

O curioso é que Yang Sun será obrigado a dividir um terço deste valor com os outros nadadores chineses. Isso porque a federação de natação do país investiu aproximadamente 1,5 milhão de dólares em sua formação. Em diversas ocasiões, Sun foi levado para a Austrália e pode treinar com Dennis Cotterell, treinador de Hackett.

Uma decisão controversa, mas que ajudará a China a formar novos campeões olímpicos na natação.