quinta-feira, 30 de abril de 2009

Novidades do Cartola FC 2009 / Liga Massi Blog

Depois do sucesso da edição 2008, o fantasy game Cartola FC está de volta.

Você tem 12 dias para se inscrever, arrumar seu time e entrar em novas ligas.

Em 2009, a Globosat, organizadora da promoção, preparou algumas novidades.

Vamos a elas:


Pontuação

- As ROUBADAS DE BOLA -tão polêmicas no ano passado -, perderam valor. A partir de agora, cada roubada valerá 1,7 pontos (antes, eram 2).

- GOLS CONTRA também tiveram sua pontuação alterada. Agora, são -6 pontos.

- Quem ganha importância no Cartola é o goleiro. As DEFESAS DIFÍCEIS valerão 3 pontos em 2009 (eram 2). Ou seja, pense bem se vale a pena escalar um goleiro que lhe dê apenas 5 (jogo sem sofrer gol).

- Nos scouts de ataque, duas mudanças significativas: GOL vale agora 8 pontos (7 em 2008) e ASSISTÊNCIA 5 (4 em 2008).


Prêmios

- Em 2009, serão mais prêmios e, consequentemente, mais premiados.

- No PRIMEIRO TURNO, os 2 melhores colocados de cada rodada receberão uma CAMISA MELHOR DA RODADA CARTOLA SPORTV.

- No RETURNO, o mesmo prêmio será dado, só que aos 4 primeiros colocados de cada rodada. Ou seja, a partir de agora, returno tem PESO 2.

- Os vencedores de Maio, Junho e Julho receberão, cada um, 1 PLAYSTATION 3 + PRO EVOLUTION SOCCER 2009. Os SEGUNDOS, TERCEIROS E QUARTOS colocados nestes meses serão agraciados com um PLAYSTATION PORTÁTIL SLIM. E um KIT CARTOLA FC ( MOCHILA, CAMISA, SQUEEZE, BOLA E CADERNO) será distribuído aos que terminarem entre QUINTO e DÉCIMO PRIMEIRO.

- De Agosto a Dezembro, mesma premiação, só que para mais participantes. O PS3 + PES2009 será dado também ao vice-líder do mês. O PS SLIM irá para os terceiros, quartos, quintos, sextos, sétimos e oitavos colocados. E o KIT CARTOLA FC vai do nono ao vigésimo segundo.

- O vencedor do TURNO e o vencedor do RETURNO ganharão uma TV LG SCARLET 42 POLEGADAS.

- O vencedor da competição leva para casa uma TV SAMSUNG 52 POLEGADAS.


Preço dos jogadores

- Ronaldo é o mais caro desta edição. Pelo menos no início. Custa 30 cartoletas.

- Fred, Juan, Miranda, Hernanes e Rogério Ceni valem 25.

- Quer sugestões de atletas baratos e que costumam render bem para a primeira rodada? Victor (Grêmio), Jonas (Grêmio) e Leandro Almeida (Atlético Mineiro) custam 5. Madson (Santos) e Jonathan (Cruzeiro), 6. Marquinho (Fluminense), 3. Réver (Grêmio) e Felipe (Coritiba), 4. Leonardo Silva (Cruzeiro), 1.


Opinião

- Como em toda edição, erros vão aparecer e polêmicas serão criadas.

- Mas, inicialmente, as mudanças parecem ter sido para melhor. Gols e assistências mereciam um peso maior. Talvez as roubadas de bola pudessem ter baixado um pouco mais. Ela ainda interferirá muito na pontuação final.

- E premiar a regularidade parece uma decisão sábia. Este blogueiro que o diga. Se houvesse premiação para o campeão do turno, acompanharia a edição 2009 do Campeonato Brasileiro em uma TV 42 polegadas. Como este upgrade não foi feito antes, seguirei vendo na minha 16" e indo aos estádios paulistanos.

-----------------------------------------------------------------------------
LIGA MASSI BLOG

Pelo segundo ano consecutivo, este blog terá liga privada no Cartola FC. É a Liga Massi Blog. Em 2008, foram 60 participantes. Em 2009, esperamos aumentar este número.

Ricardo Zacchello (Zach Team), o mais bem colocado da liga, foi premiado com o livro Torcedor, da editora 7 Letras e do PFC.