sábado, 12 de abril de 2008

PALCOS DA EURO - 4

Stade de Genève - Genebra

Avaliado em 62,5 milhões de euros, a casa do Servette FC foi uma das últimas sedes da Euro a ficar totalmente pronta.

Apesar de ter sido inaugurado em março de 2003, o estádio passou por reformas no início deste ano. A área destinada à imprensa ganhou nova aparelhagem, incluindo a instalação de um segundo ecrã.

O que chama mais a atenção na arena não é o espetáculo que se vê dentro do campo, mas o que se oferece fora dele.

Primeiramente, o empreendimento foi construído entre uma ferrovia e uma estrada, o que facilita o transporte dos torcedores. Além disso, no perímetro do Stade de Genève há um hotel com 84 quartos, um shopping center - com pistas de boliche e academia -, centro de convenções e até drive-in.

Muita polêmica se criou também em relação ao custo da obra. Poucos acreditam que um estádio deste porte tenha saído por menos de 100 milhões.

Como a arena abriga somente 30 mil pessoas, a prefeitura de Genebra disponibilizará uma Fan Zone na região central da cidade, mais precisamente na Praça de Plainpalais. São esperados 80 mil torcedores por jogo no local.

Em 2006, a Seleção Brasileira, em seu último amistoso antes da estréia na Copa do Mundo de 2006, goleou a Nova Zelândia por 4x0 no estádio. Ronaldo, Adriano, Kaká e Juninho fizeram os gols da partida.

Três jogos da Euro estão programados para o Stade de Genève. São eles:

7 de junho - Portugal x Turquia

11 de junho - Portugal x República Tcheca

15 de Junho - Turquia x República Tcheca

PALCOS DA EURO - 3

Letzigrund - Zurique

Zurique é a capital mundial do futebol. Tal denominação surgiu após a Fifa construir sua sede na cidade.

Porém, ao invés de servir de exemplo, o local foi o que criou mais complicações para a organização da Euro-2008.

A princípio, os três jogos da competição seriam realizados no Hartdum. Só que o projeto de reforma deste estádio foi vetado pela Justiça, que bloqueou os recursos destinados a sua construção. O episódio é conhecido como "o psicodrama de Hartdum".

Com isso, a única saída foi procurar os administrados do estádio de Letzigrund, também em processo de reconstrução.

O palco de famoso meeting de atletismo estava programado para ficar pronto apenas em 2009 e seria utilizado exclusivamente para este esporte. Com a alteração, o projeto de Letzigrund foi completamente modificado.

E em tempo recorde.

Após pouco mais de um ano de obras, ficava pronta a nova arena multifuncional do país, capaz de receber jogos de futebol, concertos, espetáculos e outros eventos esportivos.

Diferentemente dos outros estádios, o novo Letzigrund não possui um centro comercial. Há apenas um restaurante, localizado na parte superior da arena.

Uma curiosidade do local é que a pista de atletismo e o gramado estão oito metros abaixo do nível da rua, o que possibilita a visão das casas deste bairro residencial.

Com capacidade para 31.500 espectadores, foi reinaugurado em 23 de Setembro de 2007 com o clássico entre Zurich e Grasshopper.

Na apresentação do estádio aos jornalistas, ocorreu uma das únicas gafes até o momento da organização da Eurocopa. Os telões não funcionaram.

No que diz respeito a arquitetura, a novidade fica por conta dos 62 pilares de aço que dão suporte ao teto. Além disso, como nos outros estádios do país, foram instaladas células solares para que se produza este tipo de energia.

A tonalidade vermelha em boa parte da estrutura foi criticada pelos jogadores de futebol, que se sentem incomodados com a cor. Para os profissionais do atletismo, por sua vez, foi exaltada, já que o vermelho torna os atletas mais agressivos. Foi, inclusive, apelidada de pista "mágica".

Todo este trabalho custou aos suíços cerca de 70 milhões de euros, valor irrisório se comparado a outros estádios.

Veja abaixo os jogos que acontecerão na arena Letzigrund:

9 de Junho - Romênia x França

13 de Junho - Romênia x Itália

17 de Junho - França x Itália