quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Imagens do FOOTECON

(da esq. à dir.)Caio Júnior, "Papai" Joel, Paulo César Vasconcellos (Sportv)e Valdir Espinosa


Alex Escobar (Sportv) comanda debate com Mano Menezes, Ney Franco e Alexandre Gallo


Palestra de Jurgen Klinsmann e Parreira, abaixo, (de costas), nem prestando atenção


Paulo César Vasconcellos com Antônio Lopes, em mesa esvaziada, devido às ausências de Geninho e Abel Braga


Parreira, Alex Escobar e Luxemburgo esperando o ex-jogador Júnior para iniciar o seminário

Templo do futebol e do automobilismo

O estádio de Wembley, na Inglaterra, é conhecido por todos como um templo do futebol. Porém, no próximo dia 16 de Dezembro, também se tornará um templo do automobilismo, já que sediará a vigésima edição da Race of Champions (Corrida dos Campeões).

O evento é mundialmente famoso. 186 milhões de pessoas, de 200 países, acompanham a corrida, cujo sistema de disputa é um pouco diferente.

É montado um traçado e a pista é dividida em duas, uma para cada competidor. Quase como se fosse uma raia, se pensarmos na natação ou no atletismo. E, com equipamentos idênticos, os pilotos lutam para saber quem é o Campeão dos Campeões. Ou seja, o talento de cada um é que está em jogo. O sistema é de mata-mata.

Além disso, estão previstas diversas outras apresentações, como manobras radicais em motocicletas.

Já confirmaram presença:

- Jenson Button, Heikki Kovalainen, David Coulthard e Sebastien Vettel (Fórmula 1)

- Sebastien Bourdais, tricampeão da Champ Car (ex-Fórmula Mundial), agora na F1.

- Tom Kristensen, sete vezes campeão das 24 horas de Le Mans.

- Jimmie Johnson, da NASCAR.

- Peter e Henning Solberg, Alister McRae e Marcus Grönholm, campeões de rally, este último bicampeão do mundo.

- Andy Priaulx, Mattias Ekström e Yvan Muller, que competem em categorias de turismo.

- Travis Pastrana, octacampeão dos X-Games.

- Michael Schumacher, heptacampeão de F1.

Entre 2004 e 2006, o Stade de France, em Saint-Denis, foi o responsável pela organização da competição. Cerca de cinquenta mil pessoas, em média, compareceram ao evento.

Aos interessados, disponibilizo no meio do post um vídeo que ilustra a transformação realizada no estádio.

Substituição

A J-League, ou Campeonato Japonês, já acabou. Por isso, a seção ao lado com a classificação completa da liga do país foi substituída pelo Campeonato Turco.

Vamos acompanhar a posição do Fenerbahçe, clube do técnico Zico e de tantos outros brasileiros.

Além disso, foi removida a tabela com o resultado final da Copa do Mundo de vôlei.

Novo Parceiro

O BLOG DO MASSI foi buscar mais um parceiro internacional. Portugal foi o destino escolhido. Após a parceria já feita com Ricky Cord, do Futebol Bonito, agora é a vez de Bruno Carmo, do blog Bruno Futsal.

Preciso falar do que se trata o blog?

O autor, que também está no Desportugal, estará na seção Recomendo e fará uma cobertura do futebol de salão mais precisa do que nós, portanto, acho uma boa sugestão.

Destaque para as informações do futsal europeu, que cresce a passos largos.

No BLOG DO JUCA

Na última terça-feira, 4 de Dezembro, o jornalista Juca Kfouri, cujo blog registra mais de 28 milhões de acessos desde sua criação, publicou matéria do BLOG DO MASSI em sua página.

Devido ao fato, recebido com surpresa, republico a matéria e deixo o link direto para que todos possam constatar a honraria. http://blogdojuca.blog.uol.com.br/


Kashima Antlers conquista a J-League

Por ALEXANDRE MASSI

Tem coisas que só o futebol pode proporcionar.

Se no Brasil o Corinthians foi rebaixado, se na Argentina o Lanús conquistou o Apertura pela primeira vez em sua história, no Japão...

O impossível aconteceu.

O Kashima Antlers, comandado por Oswaldo de Oliveira, tirou uma diferença de dez pontos faltando cinco rodadas para o término da J-League e obteve o título mais emocionante da história do Campeonato Japonês.

Após a conclusão da vigésima nona rodada do campeonato, o Urawa Reds, do centroavante Washington, tinha uma vantagem de dez pontos para o Kashima (67 a 57), terceiro colocado até então no campeonato. O Gamba Osaka era o vice-líder com 59. Naquela época, o Reds, campeões nacionais de 2006, estavam priorizando a Liga da Ásia, que classificava uma equipe para o Mundial de Clubes. Levaram o título.

Contudo, a conquista não parece ter feito bem para o time. Eles não venceram nenhum dos últimos cinco jogos da J-League, enquanto o ex-clube de Zico obteve 100% de aproveitamento.A competição terminou com uma vantagem de dois pontos para o Antlers (72 a 70). O Gamba ficou com 65.

Se você pensa que acabou, está enganado. Ainda tem mais.O Kashima tinha uma tabela complicada nas últimas três rodadas. Enfrentaria o Kashiwa (sétimo colocado), o próprio Urawa (fora de casa) e encerraria sua participação contra o Shimizu (quarto na classificação). Já o Urawa chegaria a última rodada tranquilo, pois teria como adversário o lanterna Yokohama FC, que havia conquistado apenas 15 pontos até então, uma espécie de América-RN nipônico. Sua campanha registrava 3 vitórias, 4 empates e 26 derrotas.

1x0 para o Yokohama FC e 3x0 em favor do Kashima.

Oswaldo de Oliveira agora é favorito para assumir o comando da Seleção Japonesa. Ele diz que não quer voltar pro Brasil tão cedo, pois tem tranquilidade para trabalhar e pode realizar no país um projeto a longo prazo.

Os ex-são paulinos Fabão e Danilo e o desconhecido Marquinhos, com passagem pelo Coritiba, fazem parte do elenco campeão.

A artilharia da competição é completamente brazuca. Juninho, do Kawasaki Frontale, foi o artilheiro com 22 gols. Baré, do Gamba Osaka, vem logo atrás com 20. O terceiro lugar vai para Edmílson, do Niigata, com 19. Na sequência, mais quatro canarinhos: Uéslei, Washington, Leandro e Marquinhos.

Primeiro Dia de FOOTECON

O FOOTECON, fórum internacional de futebol, organizado por Carlos Albeto Parreira e sua filha, Vanessa, foi realizado nos dias 4 e 5 de Dezembro no hotel Windsor Barra, Rio de Janeiro.

O BLOG DO MASSI esteve lá e sofreu com os problemas de conexão de internet. Com isso, não foi possível publicar matérias com antecedência.

Abaixo, você encontra informações sobre a primeira palestra do evento, que abordou a Copa de 2014, com o Ministro dos Esportes, Orlando Silva.

Já os posts seguintes dão continuidade ao primeiro dia do seminário.

ORLANDO SILVA

Para 2008, está prevista uma radiografia da infra-estrutura brasileira e analisar as reformas necessárias.

O governo também se disponibiliza a ajudar na qualidade dos serviços, como transporte, saúde, hotelaria e turismo.

Para as arenas, o ministro afirmou que não será usado dinheiro público. Alertou que arenas são diferentes dos estádios olímpicos, como Mangueirão, onde torcida fica distante.

Quanto a parte do evento em si, FIFA e CBF tomarão todas as providências.