segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Vídeo do Dia

Não é só no Brasil que os jogadores andam revoltados com a arbitragem.

Na Austrália, o goleiro Vukovic, do Central Coast Mariners e da seleção olímpica do país, agrediu e insultou o árbitro após este não marcar um pênalti em favor de sua equipe.

A Federação Australiana de Futebol o suspenseu por nove meses.

A decadência de Amelie Mauresmo

A última lista da WTA, divulgada nesta segunda-feira, 25 de Fevereiro, tem como grande novidade a queda de Amelie Mauresmo no ranking. A francesa perdeu mais oito posições e ocupa agora o vigésimo nono posto.

Esta é sua pior colocação desde 1998, quando encerrou a temporada na mesma posição. Porém, desta vez, a situação da tenista ainda é mais delicada do que há uma década. Somente nesta semana, ela defende 215 pontos da final de 2007, quando acabou derrotada pela belga Justine Henin. Até Wimbledon, serão mais 581. Ou seja, 796 de seus 948 pontos estão em jogo neste primeiro semestre. Na pior das hipóteses, a ex-número um do mundo pode se aproximar do 200º lugar.

Em 2008, a tenista está tentando readquirir sua melhor forma física, prejudicada pelas contusões sofridas no segundo semestre do ano passado. Mas, até o momento, o resultado não é nada animador. Seu melhor resultado na temporada foram as quartas-de-final do Aberto de Paris. Em Doha, Qatar, na última semana, caiu na segunda rodada.

Devido ao péssimo desempenho, a francesa, em entrevista ao "L'Équipe", cogitou se aposentar brevemente. Ela disse não ter certeza se é capaz de ganhar seis ou sete jogos seguidos e retornar a elite.

Mauresmo estreou no circuito profissional com apenas 14 anos, em 1993. Sua primeira participação em Grand Slam aconteceria dois anos mais tarde, em Roland Garros. Em Setembro de 2004, se tornou a primeira tenista do país a alcançar o topo do ranking. Em 2006, faturou o Australian Open e Wimbledon, únicos dois Grand Slams de sua carreira.

Incidentes no futebol brasileiro

Três fatos desagradáveis, em estados de menor expressão no cenário futebolístico, foram "esquecidos" pela mídia brasileira , totalmente voltada para a final da Taça Guanabara.

Em Santa Catarina, o clássico Criciúma e Avaí terminou com um saldo negativo para ambas as equipes. O Tigre viu um torcedor de 62 anos perder a mão após uma bomba ser arremessada pela torcida rival. Ele tentou afastá-la de si, mas era tarde demais. O time de Guga, por sua vez, perdeu o jogo e o título do turno, pois o Figueirense ganhou fez su parte e marcou 4x2 no Atlético de Ibirama.

Pelo Campeonato Potiguar, o Baraúnas perdeu de 4x0 e teve três jogadores expulsos. No final, sobrou para o árbitro, que foi agredido. Um jogador do Potiguar teve a perna quebrada após entrada violenta.

E no Campeonato Goiano, as torcidas de Goiás e Vila Nova mancharam o clássico. A bria só foi interrompida com interferência da polícia.

Foto: Flávio Neves

Luto no boxe feminino mundial

Há uma semana, o esporte teve uma das perdas mais importantes de sua recente história: a russa Elena Sabítova, campeã mundial de boxe, que morreu após três dias internada.

A Federação Russa de Boxe preferiu não informar a causa a morte da atleta de 28 anos.

Ela obteve o cinturão entre as que tem até 45kg em 2001, no primeiro mundial feminino da modalidade, realizado nos EUA.

Três anos mais tarde, conquistou o Campeonato Europeu.

Sabítova já estava aposentada e era sargenta na Rússia.