segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A decadência de Amelie Mauresmo

A última lista da WTA, divulgada nesta segunda-feira, 25 de Fevereiro, tem como grande novidade a queda de Amelie Mauresmo no ranking. A francesa perdeu mais oito posições e ocupa agora o vigésimo nono posto.

Esta é sua pior colocação desde 1998, quando encerrou a temporada na mesma posição. Porém, desta vez, a situação da tenista ainda é mais delicada do que há uma década. Somente nesta semana, ela defende 215 pontos da final de 2007, quando acabou derrotada pela belga Justine Henin. Até Wimbledon, serão mais 581. Ou seja, 796 de seus 948 pontos estão em jogo neste primeiro semestre. Na pior das hipóteses, a ex-número um do mundo pode se aproximar do 200º lugar.

Em 2008, a tenista está tentando readquirir sua melhor forma física, prejudicada pelas contusões sofridas no segundo semestre do ano passado. Mas, até o momento, o resultado não é nada animador. Seu melhor resultado na temporada foram as quartas-de-final do Aberto de Paris. Em Doha, Qatar, na última semana, caiu na segunda rodada.

Devido ao péssimo desempenho, a francesa, em entrevista ao "L'Équipe", cogitou se aposentar brevemente. Ela disse não ter certeza se é capaz de ganhar seis ou sete jogos seguidos e retornar a elite.

Mauresmo estreou no circuito profissional com apenas 14 anos, em 1993. Sua primeira participação em Grand Slam aconteceria dois anos mais tarde, em Roland Garros. Em Setembro de 2004, se tornou a primeira tenista do país a alcançar o topo do ranking. Em 2006, faturou o Australian Open e Wimbledon, únicos dois Grand Slams de sua carreira.

Um comentário:

Carlos Eduardo disse...

O ponto fraco dela é a questão emocional. Às vezes chega a ser ridícula a dificuldade que ela tem para vencer os últimos pontos em jogos absolutamente fáceis. É uma pena pq ela joga muito.

Abraço!!