terça-feira, 20 de novembro de 2007

O fenômeno LB

Ninguém no Brasil tem comentado, mas Leandrinho Barbosa, ou "LB" para os norte-americanos, tem sido um dos principais atletas da NBA neste início de temporada.

Com média de 19,9 pontos por jogo, ocupa o 25º lugar nas estatísticas da liga. Esse número é mais impressionante se pegarmos o tempo em que o brasileiro fica em quadra, 33,4 minutos. Entre os 25 melhores colocados, apenas três tem média inferior de minutos e pontuação superior. Um deles é o argentino Manu Ginóbili, que registra 20 pontos por jogo em 28,8 minutos.

Vale lembrar que Leandrinho é reserva no Phoenix Suns, mas mesmo assim é o cestinha do time.

O melhor sexto homem da temporada passada também tem se destacado nos três pontos. Ele perde apenas para Rashard Lewis, do Orlando Magic, e Peja Stojakovic, do New Orleans Hornets, no número absoluto de cestas de três. Registra 28, contra 39 e 35 dos rivais, sendo que estes já disputaram doze jogos. A equipe do Arizona foi à quadra em dez ocasiões.

Nos roubos de bola aparece em 24º, com média de 1,7. Em assistências é o 73º da liga, com 3,2.

Por último, a NBA possui um tipo de estatística diferente, denominada Eficiência. É uma maneira mais completa de avaliar os jogadores, contemplando todos os seus números (pontos, rebotes, assistências, faltas, perda e roubada de bola e muitos outros critérios). Nela, Leandrinho aparece em 61º lugar, empatado com Tony Parker, armador do San Antonio Spurs.

Esses números são mais um motivo para todos votarem no brasileiro para o All-Star Game 2008.

Definidos tenistas para a final da Davis

Entre os dias 30 de Novembro e 2 de Dezembro, a cidade de Portland receberá as equipes de Estados Unidos e Rússia para a decisão da Copa Davis 2007.

Com dez dias de antecedência, os capitães dos países anunciaram os jogadores que disputarão a final.

Do lado norte-americano, Andy Roddick, Jams Blake e a melhor dupla do mundo, os irmãos Bryan, entram em quadra.

Já os russos, atuais campeões, não contarão com Marat Safin, voltando de contusão. Com isso, Nikolay Davydenko assume o posto de principal atleta do país. Mikhail Youzhny, Igor Andreev e Dmitry Tursunov completam o time.

Pela força de seus duplistas, os Estados Unidos despontam como favoritos ao título .

O maior torneio de golfe do mundo

Os Emirados Árabes Unidos irão organizar, a partir de 2009, o maior torneio de golfe do mundo, com premiação de 20 milhões de dólares.

Metade deste valor será destinado à premiação da competição e a outra parte será dividida entre os melhores golfistas da temporada.

Além da escolha de Dubai como sede do evento, o European Tour, organizador do campeonato, anunciou a construção de um escritório internacional na cidade.

Resultados da Copa do Mundo e correção

O Brasil passou pelo Egito esta manhã por 3 sets a 0, parciais de 25/18, 25/14 e 25/17. A equipe teve uma novidade no sexteto inicial, o meio-de-rede André Heller no lugar de Rodrigão.

Apesar da equipe africana não ser referência para avaliar o resultado da troca de atletas, o que ficou evidente foi a melhora no bloqueio do time. Heller e Gustavo registraram três pontos no fundamento.

Bernardiho aproveitou para testar todos os jogadores. Anderson e Murilo foram titulares no último set. Até Samuel pôde entrar.

Nas outras partidas, a surpresa foi a segunda derrota dos norte-americanos, dessa vez para os espanhóis ( 3 sets a 1).

A Rússia e a Bulgária seguem invictas. A primeira venceu a Túnisia (3 a 1) e a segunda anotou o mesmo placar contra Porto Rico.

Faço uma correção em minha classificação. Tiro o set average (média de sets ganhos e perdidos) e insiro o ponto average, que está sendo adotado como primeiro critério de desempate.