quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Painel: Luxemburgo, Parreira e Júnior

O encontro entre três especialistas do futebol brasileiro serviu para discutir a situação das categorias de base no Brasil.

Segundo Luxemburgo, a evolução do futebol está intimamente ligada a evolução do atleta. A opção atual é pelo jogador que corre mais. Não há mais espaço para o talento. O atual técnico do Santos lembra que Alex foi o último grande meia-esquerda de sucesso no futebol brasileiro. De lá pra cá, se passaram quatro anos. Luxa defende a retomada das nossas características e que deixemos em segundo plano o lado tático.

Parreira, por sua vez, relatou os problemas vividos na África do Sul. Até o momento, seu projeto na seleção local reside em descobrir talentos, lembrando ao público que não existe categoria de base na terra de Mandela, diferentemente de Gana, Nigéria e Camarões. Um fato curioso também citado foi a escolha do melhor jogador do campeonato nacional em 2006, que tem 35 anos. No caso do país, o treinador defende a exportação de profissionais para o aperfeiçoamento das partes técnica e tática.

Júnior, com a experiência de ter comandado as divisões inferiores do Flamengo, ressaltou a nova safra de zagueiros no futebol brasileiro, que dispõe de muita técnica, e frisou que a base serve exclusivamente para levar jogadores ao elenco principal. Conquistas de campeonato nas categorias juvenil e juniores não devem ser levados em conta.

Marcelo Campos Pinto

O diretor da Globo Esportes, grupo que adquire e comanda os eventos esportivos transmitidos pela maior emissora da América Latina, alertou que o crescimento dos clubes através de cotas de televisão é limitado e que estes devem buscar outros tipos de receita. Além disso, revelou alguns números de pesquisa feita pela Golden Goal sobre o campeonato nacional.

Sabe quanto, em média, um torcedor brasileiro gasta com futebol? 5 euros. E o inglês? 51 euros. Porém, só podemos forçar o aumento de gastos se oferecermos conforto, segurança e outras facilidades dentro do estádio.

A bilheteria do Brasileirão-2007 cresceu 34%. Os motivos: imporância do conjunto de equipes presentes (40% do total), boa campanha do Flamengo (22%) e promoções como a da Nestlé, troca de produto por ingresso (8%).