segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ilan faz gol em sua estreia pelo West Ham

Burnley 2x1 West Ham.

Placar que não agradou a ninguém do time londrino, exceto um jogador: Ilan.

O brasileiro, que fazia sua estreia pelo clube, saiu do banco de reservas e precisou de apenas quatro minutos para balançar as redes.

Veja o gol do ex-jogador do Atlético Paranaense no vídeo abaixo (o último da partida):

Marcopolo, empresa brasileira de ônibus, investe na África do Sul

Jorge Luiz Rodrigues é jornalista de O Globo e está na África do Sul fazendo a cobertura da Copa-2010.

Em sua primeira semana por lá, já assinou duas matérias de página inteira na edição dominical do diário. Uma no caderno de esportes e outra no de economia.

Nos atenhamos a esta última.

Segundo Rodrigues, a Marcopolo acertou parcerias com a Scania, a Volvo e a Mercedes-Benz para fornecimento de ônibus nas cidades de Johanesburgo, Port Elizabeth e Cidade do Cabo.

No caso das duas primeiras, serão 211 ônibus para atender a demanda dos habitantes da cidade. Já com a Mercedes, os veículos serão destinados ao transporte da "Família Fifa" (seleções, jornalistas, árbitros, empresas e dirigentes).

Além disso, o sistema utilizado no transporte também será brasileiro. O BRT (Bus Rapid Transport) surgiu em Curitiba, no final da década de 80. É uma opção muito utilizada em cidades onde não há condição de construir linhas de metrô.

Com a implantação do sistema, estações foram construídas em bairros periféricos e o transporte público ficou mais organizado.

Quem não está gostando nada disso são as vans, que detinham 90% do mercado até então. Eles ameaçaram queimar os novos ônibus e destruir as estações, alegando que isso trará desemprego ao setor. Aparentemente, a situação foi controlada.

Aos que não têm acesso ao jornal, o portal de "O Globo" oferece um resumo com os principais trechos da reportagem. Clique aqui e confira.

ATP 500 de Roterdã (Holanda)

Costa do Sauipe (Brasil), San Jose (EUA) e Roterdã (Holanda) sediam os torneios ATP desta semana.

Dentre os três, o de melhor nível é o ATP de Roterdã. Isso porque ele faz parte da série 500, que distribui maior pontuação e também premiação.

Desde sua primeira edição, em 1972, o torneio tem o banco ABN Amro como principal patrocinador. É isso que faz o evento ser superior aos concorrentes (distribui mais de 1 milhão de euros).

Além da parte financeira, o ATP 500 de Roterdã pode comemorar o sucesso do torneio entre o público. Em 1974, 46 mil pessoas compareceram aos jogos. Trinta e cinco anos depois, ele superou os 100 mil espectadores.

O fato mais marcante da competição ocorreu em 1984, quando uma ameaça de bomba interrompeu a final entre Ivan Lendl (Tchecoslováquia) e Jimmy Connors (EUA). Após receber uma ligação anônima, a polícia optou por evacuar o local.

Quando descobriu que a ameaça não passava de um alarme falso, a organização tratou de trazer todos de volta. Acontece que Lendl, assustado, não estava disposto a retomar a partida (ele vencia por 6/0 e 1/0 quando o jogo foi suspenso). Para compensar a ausência, Lendl solicitou que o dinheiro da premiação (50 mil dólares ao campeão e 25 mil ao vice) fosse guardado em uma caixa-forte até o dia em que a partida fosse concluída, com data a ser definida.

Pena que a vontade de Lendl não se concretizou e a partida nunca mais foi realizada.

O ATP de Roterdã é disputado em quadras cobertas.

O americano Arthur Ashe, com três títulos, é o maior campeão.

A lista com todos os vencedores pode ser conferida aqui.