segunda-feira, 2 de junho de 2008

Diário de Roland Garros - Balanço da primeira semana e início da segunda

A primeira semana do Grand Slam terminou e vamos com tudo para as fases decisivas do torneio francês.

A grande surpresa até o momento na chave masculina é Ernests Gulbis, da Letônia. O tenista irá enfrentar Novak Djokovic nas oitavas, deve ser eliminado, mas merece menção pelo excelente resultado obtido. Eliminou James Blake no percurso e só perdeu um set até agora.

Outra "zebra" foi a derrota de Nikoly Davydenko para o croata Ivan Ljubicic, ambos cabeças-de-chave. O russo é muito mais jogador e "Ljub" só tinha se deparado com adversários mal ranqueados.

Um terceiro destaque vai para os franceses. Jeremy Chardy ocupa apenas o 145º colocado no ranking de entradas, recebeu um "wild card" da organização e perdeu em três sets apertados para o especialista no saibro, Nicolás Almagro. Antes, havia superado David Nalbandian e Dmitry Tursunov. E Gael Monfils, que enfrenta hoje (segunda-feira) Ljubicic por uma vaga nas quartas. O fator casa pode fazer a diferença.

Ah...e esqueci de mencionar. Nadal fez uma de suas partidas na quadra Suzanne Lenglen, a segunda maior do complexo. Um tricampeão consecutivo de Roland Garros não pode ser "rebaixado" dessa forma.

Passando para a chave feminina, Carla Suarez Navarro vem sendo a grande coadjuvante. A espanhola chegou quieta, ninguém sabia como jogava e já está nas quartas. Primeira participação em Roland Garros, número 132 do mundo e Jelena Jankovic pela frente. Já tem a minha torcida.

Aliás, tudo indica que teremos uma finalista sérvia no evento. Ana Ivanovic e a mesma Jankovic, citada anteriormente, só precisam vencer seus jogos de amanhã para se encontrarem na semi.

Do outro lado, já é possível notar que teremos outra quadrifinalista que não é cabeça-de-chave. Petra Kvitova, da República Tcheca, e Kaia Kanepi, da Estônia, se enfrentam após superarem duas favoritas. A primeira venceu Agnes Szavay, da Hungria, e a segunda já deixou pelo caminho Anna Chakvetadze e Medina Garrigues.

É isso aí. Amanhã tem mais. Os rankings da ATP e da WTA já estão atualizados. Confiram!

Nenhum comentário: