terça-feira, 24 de março de 2009

Libreria Deportiva ESM


Quem vai a Madrid e é apaixonado por esporte não pensa duas vezes antes de ir ao estádio Santiago Bernabéu.

É parada obrigatória.

Porém, como a cidade oferece inúmeras atrações e geralmente o tempo de viagem é reduzido, muitos acabam deixando a capital espanhola sem conhecer outro local imperdível: a Libreria Deportiva ESM.

Fundada em 1969, a livraria rapidamente se tornou uma referência no país. Recebeu menções honrosas do Ministério de Educação, Política Social e Esporte da Espanha e da Prefeitura de Madrid. Além disso, orgulha-se da visita de atletas mundialmente consagrados, como Jorge Valdano e Francisco Gento, ambos ex-jogadores do Real Madrid.

O sucesso foi tão grande que hoje a ESM não se limita a vender livros, mas também produzi-los. Já foram editados 382 títulos.

Cada um deles - e mais os 12 mil volumes presentes nas estantes (há também softwares, DVDs e apostilas) - são minucionamente analisados pelo ex-jogador de pelota basca e proprietário do local, Esteban Sanz Martinez.

Sua rotina é a mesma há 40 anos.

Às 11h, chega à livraria e se dirige aos fundos da mesma, onde está localizado seu mini-escritório. Ali, resolve questões burocráticas e tenta fechar os próximos livros. Raramente é importunado.

Três horas e meia mais tarde, "señor" Esteban se levanta e vai almoçar. Cabe aos funcionários - um deles é seu filho -, fechar a livraria.

A pausa para o almoço dura duas horas. Na Espanha, assim como em outras cidades do Velho Continente, a hora do almoço é sagrada.

Às 16h30 em ponto, as portas são reabertas.

No período da tarde, Esteban abandona seu escritório e vai aproveitar a livraria. Organiza os livros nas estantes, recebe amigos e atende os clientes. São suas três horas e meia mais felizes do dia.

E se depender dele, essa rotina continuará sendo a mesma até o fim de sua vida.

Para quem quiser conhecer o catálogo da Libreria Deportiva ESM, basta acessar www.libreriadeportiva.com. Eles fazem entregas para qualquer lugar do mundo, desde que o cliente pague também a taxa de envio.

Aos que tiverem a oportunidade de ir a Madrid, aí fica o endereço:

Calle Paz, 4 (a cinco minutos da Plaza Puerta del Sol)

Um comentário:

Carlos Gustavo disse...

Rapaz, que causalidade!

Acredite se quiser...

Mas eu acabei de ir lá hoje.

Comprei um livro de táticas antigas.

E justo quado eu abri o seu blog, aparece a libreria do señor. Aliás, ele é um figuraça! Finalmente, conheci ele pessoalmente.

Só não tive a mesma sorte de ganhar um de graça, igual a você!Poh aproveita aí, e me conte o segredo...jejeje