domingo, 7 de junho de 2009

Balanço da Turkcell SüperLig

Com a saída de Zico do Fenerbahce e com a péssima campanha do clube nesta temporada, o futebol turco acabou não recebendo uma ampla cobertura da mídia brasileira.

Porém, isso não significa que o nível técnico da liga nacional tenha caído. Muito pelo contrário. O que se tem visto nos últimos anos é um crescimento da Turkcell SüperLig.

O Besiktas, por exemplo, se reestruturou e fez dobradinha em 2008/09, faturando copa e liga.

O Sivasspor, por sua vez, liderou o campeonato nacional até as últimas rodadas, mas a inexperiência acabou falando mais alto e o time entregou o título nas mãos de Bobô e companhia.

E o Trabzonspor, terceiro colocado na SüperLig, se destacou pelo excelente desempenho fora de casa, com 10 vitórias em 17 partidas.

Não por acaso, Fener e Galatasaray acabaram na quarta e quinta colocações, respectivamente. Ao primeiro, restou a última vaga do país na Liga Europa. Ao segundo, nem isso.

E olha que os Leões tinham no elenco o meia Lincoln e o atacante Milan Baros, melhor jogador do campeonato. Em 31 partidas, o tcheco marcou 20 gols e deu 11 assistências.

Os brasileiros também se destacaram nas estatísticas da competição. O zagueiro Fábio Bilica, do Sivasspor, foi o segundo jogador que mais esteve em campo. Foram 2973 minutos jogados. O lateral Roberto Carlos ficou em décimo, com 2842.

Em matérias de gols, não dominamos a tabela de artilharia, mas fomos bem. Beto "Cachoeira", ex-Criciúma e atualmente no Gaziantepspor, ficou em sétimo, com 12 gols. O meia Alex foi o oitavo, com 11. Empatados com ele, ficaram Rodrigo Tabata, também do Gaziantepspor, e o ex-corinthiano Bobô.

Márcio Nobre, que hoje possui nome turco (Mert), do Besiktas, e Jabá (foto), ex-Coritiba e atuando pelo Ankaragucu, são os outros dois representantes brasucas entre os vinte primeiros da artilharia.

Aliás, o mesmo Jabá foi terceiro colocado em assistências, contribuindo com 11 passes decisivos.

A classificação final do campeonato turco você confere à direita da página.

Nenhum comentário: