quarta-feira, 18 de julho de 2012

A guerra das batatas fritas

A Coca-Cola, a Cadbury e o McDonald's são três dos principais patrocinadores dos Jogos Olímpicos de Londres. E para terem as marcas associadas ao evento, cada uma desembolsou uma quantia considerável - os valores não são divulgados por força contratual. Em troca, o Comitê Olímpico Internacional (COI) concede uma série de benefícios às empresas e oferece exclusividade na comercialização dos produtos.

E é justamente este último tema, o da exclusividade, que tem gerado polêmica em Londres. Ao firmar contrato com o COI, o McDonald's, responsável por 10% das refeições durante as competições, exigiu que nenhum outro restaurante vendesse batatas fritas no Parque Olímpico. A decisão gerou críticas, ainda mais em um país famoso pelo fish and chips.

Para não prejudicar nenhuma das empresas e manter a tradição britânica, o Comitê Organizador Local (LOCOG) fez um ajuste. Os torcedores só poderão comprar batatas fritas de outros restaurantes, que não o McDonald's, quando pedirem o peixe junto. Caso peçam qualquer outro prato com batata, ele precisará ser adquirido na rede de fast food.

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