segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Lembranças do Dream Team de 1992

Ontem à noite liguei a TV para assistir a última rodada da primeira fase do Pré-Olímpico de basquete, que está sendo disputado em Las Vegas. Brasil e Estados Unidos disputavam a primeira posição do grupo e o Dream Team atropelou nossa seleção, 113 x 76. Impressionei-me com o repertório de jogadas apresentadas pelos norte-americanos. Creio nunca ter visto algo igual. Aliás, já vi, nos tempos de Micheal Jordan, mas naquele período ainda não era gente.

Superada a irritação com os diversos erros de Leandrinho, Nenê e companhia, resolvi esquecer o assunto e tomei consciência que temos que nos classificar para as Olimpíadas e não pensar em derrotar os anfitriões. Pelo menos não nesse momento. E procurei imagens e vídeos de equipes fantásticas que deram “aulas” de basquetebol há tempos atrás.

Sem dúvida a melhor foi a seleção americana que disputou os Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona. Deixo para os leitores uma imagem com todo o grupo e abaixo, há um vídeo com seus dez melhores momentos.

Escalação de cima para baixo: Patrick Ewing, Christian Laettner (melhor universitário na época), Magic Johnson, David Robinson, Karl Malone, Larry Bird, Micheal Jordan, Chuck Daly (técnico), Charles Barkley, Chris Mullin, Scottie Pippen, John Stockton e Clyde Drexler.

Na época realizaram oito partidas, conquistaram a medalha de ouro, invictos, assinalando em média 117 pontos por jogo. Barkley foi o cestinha da equipe e alguns obtiveram sua maior conquista, já que não conseguiram o tão sonhado anel da NBA. Stockton, Malone, Mullin, Ewing e o próprio Barkley são alguns exemplos.

Nenhum comentário: