segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Balanço do Open de natação

Durante os últimos quatro dias, os melhores nadadores do país estiveram no clube Pinheiros, em São Paulo, disputando o Open de natação, antepenúltima seletiva olímpica.

O resultado foi desanimador. Apenas Rodrigo Castro, de 29 anos, nos 200 metros livre, obteve índice. Ele registrou 1min48seg50.

Guilherme Guido e Fabíola Molina, especialistas no nado de costas, ficaram a três e cinco centésimos da vaga para Pequim, respectivamente.

A desgastante temporada pode ser um dos fatores para este péssimo desempenho. O Pan-Americano do Rio de Janeiro foi o centro das atenções deste ano e, por isso, deve ter alterado os planos dos atletas.

Outra possível razão, esta apontada por quase todos os nadadores, exceto Castro, é de que a piscina do Pinheiros é abafada, o que prejudica, principalmente, os nadadores de provas longas.

Agora, a "desculpa" mais esfarrapada foi de Joanna Maranhão. A pernambucana afirmou que a altitude de São Paulo atrapalhou. Vejam a declaração:



A próxima seletiva será em Maio de 2008, quando será disputado o Sul-Americano.

Vale lembrar que dificilmente algum desses atletas, que não conseguiram a vaga até o momento, irão participar de uma final olímpica, caso se classifiquem.

A realidade é que apenas Thiago Pereira e César Cielo têm chances de medalha, com melhores possibilidades para o segundo.

Pereira enfrentará adversários mais complicados em suas provas, como o americano Micheal Phelps. Por isso, deve priorizar duas ou três provas, ao invés de competir em todas que já obteve índice. Ele e seu treinador, Fernando Vanzella, sabem disso e, por isso, devemos ter esperança.

Flávia Delaroli é a única brasileira que está garantida na China.

Todos os "olímpicos" abrirão mão de suas férias visando uma melhor preparação para os Jogos.

Nenhum comentário: