terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Brasileiros na França

O futebol brasileiro é destaque em qualquer lugar do mundo. Na França, local que estou no momento, não é diferente.

O PSG vem se recuperando no Campeonato Francês após beirar a zona de rebaixamento no fim de 2007. A equipe da capital está se aproveitando da ausência dos astros da competição, os africanos, que estão em Gana disputando competição continental com suas seleções.

Comecei falando sobre o ex-time de Raí, pois o único "brazuca" do elenco está vivendo um grande momento. Me refiro ao lateral-direito Ceará, campeão mundial pelo Internacional em 2006. Continua bem na marcação, nos fazendo recordar da atuação contra o Barcelona, no Mundial de Clubes, mas agora está se destacando também ofensivamente. Aparece pouco na linha de fundo, algo comum no futebol francês, porém, sempre cria jogadas perigosas. Além disso, é o batedor oficial de escanteios e faltas alçadas à área.

Para encerrar o assunto Paris Saint-Germain, informo que nada foi divulgado a respeito de uma possível aquisição do meia Souza, do São Paulo. Esperemos mais um pouco, mas a prioridade do clube para o mercado de inverno é trazer um centroavante, não um quarto homem de meio de campo. Até porque, é nessa posição que se encontra o ídolo dos torcedores, Rothen, que registra oito assistências na Ligue 1 até o momento e lidera as estatísticas do fundamento.

Pelos lados do hexacampeão francês, Fred deve permanecer. O presidente Jean-Michel Aulas, afirmou, dias atrás, que havia a possibilidade de perder um atacante até 31 de Janeiro, mas dois era impossível. A disputa estava entre o ex-cruzeirense e o tcheco Milan Baros. Como o primeiro foi contratado a peso de ouro, teria que dar retorno financeiro. A melhor proposta foi do próprio PSG, 9 milhões de euros. O Tottenham ofereceu dois milhões a menos, mas uma remuneração anual ao atleta de 4 milhões de euros, valor que o clube da capital francesa não tem condições de pagar. Ou seja, a diretoria desejava vê-lo em um lugar e o jogador queria seguir outro caminho. A solução foi negociar Baros com o Portsmouth. Ele será emprestado até Junho ao clube inglês, que terá opção de compra (7 milhões de euros).

E já pensando na temporada 2008/09, o Lyon acertou hoje a contratação do meia-atacante Ederson, 22, que atua no Nice. A negociação gira em torno de 15 milhões de euros. Segundo Aulas, Manchester United e Real Madrid estavam de olho no jovem.

Por fim, Juninho está machucado e não tem atuado. O mesmo acontece com Ilan, do Saint-Etienne.

Nenhum comentário: