quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Duas horas de Real Madrid

Estive na Espanha por duas horas, somente dentro do aeroporto de Barajas. Esse curto período de tempo foi mais do que suficiente para assistir a um “bombardeio” de notícias sobre o maior clube do mundo, o Real Madrid.

Para começar, o confronto de volta da Copa do Rei entre os merengues e o Alicante, da Terceira Divisão. O vitorioso garantiria vaga nas oitavas-de-final. O 1x1 da partida de ida se repetia até os 45 minutos do segundo tempo, quando Guti evitou a prorrogação e classificou sua equipe. O outro tento foi anotado pelo holandês Robben, o primeiro desde que chegou ao clube.

O pré-jogo teve duas grandes discussões: a função desta competição para os grandes clubes do país e o salário do lateral-zagueiro Sergio Ramos, o mais baixo entre os 11 titulares de Schuster.

A questão inicial se fez presente com a redução dos preços dos ingressos para o jogo. O mais barato a 3 euros. O mais caro, 20. A promoção levou 55 mil espectadores ao Santiago Bernabéu.

Já a outra foi capa do diário “Marca”, que noticiou nova investida do Milan pelo ex-sevilhista. Os italianos querem renovar seu plantel e vêem Ramos como o “novo Maldini”. Ramon Caderón, presidente do Real, afirmou um mês antes (dia 4 de Dezembro de 2007) que o atleta estava satisfeitíssimo com seu contrato e, por isso, não há motivo para negociações. Veremos agora o que dirá.

Predrag Mijatovic e Adriano Galliani, dirigentes dos dois clubes, haviam feito o “Pacto de Tóquio” durante o último Mundial de Clubes, afirmando que só haveria negociação com jogadores de suas equipes caso as diretorias concordassem com a investida. O pacto foi criado devido ao assédio dos espanhóis a Kaká.

Passando ao pós-jogo, o gol de Guti trouxe de volta outra pauta: quem deve ser titular, ele ou Baptista? A imprensa local, evidentemente, escolhe o primeiro. O técnico, por sua vez, prefere “La Bestia”. Segundo um colunista do mesmo “Marca”, temos que saber conviver com as teimosias de casa treinador e aceitá-las (obs deste blogueiro: lógico que tem que aceita-las, pois o Real está ganhando tudo). Para os torcedores, Guti é o segundo capitão do time.

O jornal “As”, também da capital, faz um desenho tático, que tentarei reproduzir, onde mostra a importância do espanhol. Repare que ele é o “cérebro” do time e tem cinco companheiros ao seu redor:

--------------------------Diarra---------------Gago------------------------

-------------------------------------Guti-------------------------------------

----------------Raúl------------------------------------------Robinho-----

--------------------------------------Van Nistelrooy-----------------------

O brasileiro, segundo o “As”, é mais um e não possui papel central:


----------------------------------------------Diarra---------------------------

--------------------Júlio Baptista--------------------------------------------

------Sneijder-------------------------------------------------Robinho-----

------------------Raúl-----------------------Van Nistelrooy---------------


Não vejo desta forma, até porque Baptista fez o gol contra o Barcelona pelo lado esquerdo do campo e teve a mesma função de Guti. Além disso, é muito diferente ter Fernando Gago protegendo a defesa do que optar por dois pontas, Robinho e Sneijder.

Quanto ao tema mercado de inverno, a diretoria do Real confirmou que não trará nenhum reforço. De saída, apenas Soldado. E, mesmo assim, só se receber excelente proposta, em definitivo.

Saviola, reserva de Soldado contra o Alicante, concedeu entrevista e manifestou vontade de atuar mais tempo. Porém, com a boa fase de seus companheiros, se conforma em continuar batalhando por uma vaga.

Ufa! Acabou. Tudo isso no dia 2 de Janeiro, jogo sem a presença de titulares, contra rival inexpressivo e, mesmo assim, muita pauta. Deveria servir de exemplo para a nossa imprensa.

Nenhum comentário: