segunda-feira, 10 de março de 2008

Santos aposta em suas "sereias"

Danilo Lavieri - do Máquina do Esporte

O Santos decidiu investir pesado na divulgação de seu time feminino de futebol. Depois de criar um convênio com o clube local Portuários para o desenvolvimento de jovens jogadoras, o Santos criou uma diretoria exclusiva de futebol feminino e vai criar uma grife alusiva às atletas, batizada de "Sereias da Vila".

"Há 10 anos, a gente já trata com carinho as meninas e o presidente [do Santos, Marcelo Teixeira] sempre gostou deste investimento. Além disso, essa categoria sempre fez parte dos esportes olímpicos do time. No fim do ano, o próprio Marcelo queria investir mais ainda no futebol e resolveu criar uma diretoria exclusiva e a nova grife de camisetas", diz Guto Assumpção, o diretor de futebol feminino, à Máquina do Esporte.

Com a nova coleção, o clube pretende fortalecer o nome Santos. A idéia é vender camisetas estampadas com desenhos de mulheres jogando bola, com o objetivo de atrair a atenção do público feminino. As peças, porém, também serão feitas para os homens.

Além de criar a nova grife, o clube tem como objetivo dar mais estrutura para o novo departamento. O time feminino, inclusive, tem comissão técnica própria, além de oferecer alojamento e três refeições diárias para as atletas.

Segundo Assumpção, inicialmente, o investimento tinha apenas como objetivo o retorno institucional, mas, com o passar do tempo, as meninas começaram a chamar a atenção. Atualmente, o time feminino do Santos tem o patrocínio da Semp Toshiba. Além disso, está em negociação também a presença de outra marca na manga do uniforme.

Segundo a Máquina do Esporte apurou, o contrato com a fabricante de eletroeletrônicos rende R$ 20 mil mensais. O da manga, que ainda vai ser fechado, deverá render R$ 15 mil ao mês. "No começo, a gente tinha mais retorno institucional, só que o crescimento do esporte no mundo inteiro acabou atraindo investidores. Além da Semp Toshiba, temos a Unisanta, que fornece bolsa de estudos para as atletas, e a Fundação Pró-Esporte do Santos [Fupes]", explica o diretor.

Além de dar estrutura, o Santos também tem preparado suas atletas para dar entrevistas à imprensa e gerar retorno de imagem aos investidores. Por meio de um media training, o coordenador de marketing do clube, Alex Fernandes, passou noções básicas do marketing às jogadoras. O zagueiro Adaílton passou parte de sua experiência no relacionamento com os repórteres, e Gérson Moreira Lima fez o papel dos entrevistadores.

O investimento vem dando resultado dentro de campo. No Pan do Rio, o clube foi representado por três atletas (Aline Pelegrino, Estér, Maurine). Nas Olimpíadas de Pequim, devem ir até quatro atletas. Todo esse investimento, porém, tem um objetivo maior: ajudar no desenvolvimento do futebol feminino pelo país.

"É claro que queremos 'papar' tudo, a começar pelo Campeonato Paulista [que começa no dia 29 de março], mas queremos ajudar a categoria no país inteiro, além de colocar o nome do Brasil em evidência. Já fomos, inclusive, convidados para disputar torneios na China, no Canadá e na Dinamarca", diz Guto Assumpção.

OBS: texto extraído do site Máquina do Esporte

Nenhum comentário: