terça-feira, 27 de maio de 2008

Olho Nele! - Promessas da Euro

Este OLHO NELE! é especial.

Como o BLOG DO MASSI tem feito uma ampla cobertura da Eurocopa - com início previsto para o dia 7 de Junho -, nada melhor do que comentar sobre jogadores que podem surpreender durante a competição.

Inaugurando o espaço, um atacante francês que tirou David Trezeguet da pré-lista de 30 nomes de Raymond Domenech para a Euro - foi sua primeira convocação - e que é apontado por muitos como o "novo Drogba".

Bafetimbi Gomis tem apenas 22 anos, é desecendente de senegaleses e joga no Saint-Étienne desde 2001.

Com passagem pela equipe sub-17 da França, o atleta demorou para deslanchar entre os profissionais. Fez dois gols na temporada 2003/04 e ajudou o clube a voltar à primeira divisão nacional. Acabou preterido no ano seguinte e foi parar no Troyes, então na Ligue 2.

Retornou de empréstimo decidido a reencontrar seu bom futebol. Seguiu com dificuldades até 2006/07, justamente quando seu clube decidiu abrir os cofres e trazer um reforço para o ataque. O escolhido foi Ilan, ex-Atlético Paranaense, que vinha de boas atuações no Sochaux.

Neste instante, não apenas se manteve entre os titulares como obrigou o time a alterar sua formação tática. Ao invés do 4-2-3-1, o 4-4-2. Gomis e Ilan se entenderam rapidamente. O francês vinha buscar mais o jogo e o brasileiro ficava fixo na área.

As duas excelentes temporadas, principalmente esta última - onde fez 16 gols -, o levaram à seleção adulta, justamente na véspera da Euro-2008.

Participou dos primeiros treinamentos da França ciente das dificuldades que encontraria para ocupar uma das 23 vagas de Domenech. Para ele, estar ali já era um sonho. Afinal, seus concorrentes nada mais eram do que os renomados Thierry Henry, Karim Benzema, Nicolas Anelka, Djibril Cissé, Florent Malouda, Franck Ribéry, Hatem Ben Arfa e Sidney Govou.

Sem nada a perder, recebeu uma chance no segundo tempo da partida contra o Equador, em Grenoble, e não decepcionou. Fez os dois gols da vitória francesa e bagunçou a cabeça de Domenech.

Newcastle, Bolton e Sevilla são alguns clubes que já manifestaram interesse em sua contratação para 2008/09. Seu passe está avaliado entre 10 e 15 milhões de euros.

Fiquem com os gols de Gomis pelos Bleus, agora "Rouges".

2 comentários:

Ricky_cord disse...

Marcou dois excelentes golos no jogo de estreia e parece muito bom jogador.

Bruno Muniz disse...

Massi,
parece ser uma grande jogador, tem tudo para se tornar um craque. Inclusive os jovens jogadores vão se destacando na Europa, entre eles Messi e Cristiano Ronaldo. E a França costuma revelar bons jogadores, como o Anelka e o Cissé por exemplo.
Mas a solução muitas vezes são esses jovens jogadores...
Flw