quarta-feira, 16 de julho de 2008

Perfil Olímpico - Ana Burgos (Espanha)


O grande favorito a uma medalha de ouro no triatlo para a Espanha é Javier Gómez Noya. Porém, quem vem chamando a atenção da imprensa é sua compatriota, Ana Burgos.

O motivo?

Sua idade.

Aos quarenta, a madrilenha será a triatleta mais velha dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Desde pequena foi incentivada pelo pai, Joel Raúl Burgos, a praticar esportes. Com apenas três anos, já sabia esquiar. Em seguida, se arriscou na natação e no pólo aquático.

Quando finalmente optou por uma modalidade, o mountain bike, acabou tendo que encerrar sua carreira. Esquiando, rompeu os ligamentos de seu joelho. Não teria como seguir competindo em alto nível.

A frustração foi grande e Ana resolveu se dedicar à faculdade de Educação Física. O ciclismo, agora na estrada, havia se tornado apenas um hobby.

Formada e já com mais de trinta anos, a esportista decide curtir um pouco a vida. Sem compromisso, se inscreve em uma competição de triatlo, em Bobadilla (1999), e acaba vencendo a prova.

O triunfo modifica suas pretensões e, no ano seguinte, Burgos conquista o título espanhol.

O próximo passo era claro: disputar as etapas da Copa do Mundo.

No início, sofre com a competitividade de suas rivais. Mais tarde, adaptada, consegue a oitava colocação geral no ano de 2003.

O bom desempenho a leva a Atenas-2004. O sétimo lugar obtido é comemoradíssimo. E dá a motivação necessária para suportar mais um ciclo olímpico.

Treinada pelo marido, Alberto García, Ana acredita que a experiência pode ser seu grande trunfo para surpreender em Pequim. É realista e avisa aos espanhóis que será difícil trazer uma medalha. Por isso, não quer sofrer qualquer tipo de pressão. Seus objetivos são pessoais.

Sua especialidade é a corrida. Em 2007, ganhou a meia-maratona de Madrid. Também é forte no ciclismo. Ela acredita que, se evoluir na natação, fará um bom tempo nas Olimpíadas.


2 comentários:

Juan disse...

Xa estás engadido.

Un saúdo.

http://marcador-deportivo.blogspot.com/

brasilempreende disse...

Ola,
Gostei muito de seu blog e acho que gostaria de conhecer nossa matéria desta semana...
Empreender uma carreira de sucesso no mudo dos técnicos de futebol não é uma tarefa simples, porém, existem grandes técnicos que são capazes de tirar um time do lamaçal e outros de afundarem mais um time.
Neste momento tão conturbado da seleção brasileira e do técnico Dunga, a galera pede um novo técnico e é por isso que Brasil Empreende resolveu publicar uma matéria e uma enquete para conhecer o gosto do povo para substituir Dunga.
Participe!! Sua participação para nós é muito especial. Se gostou, por gentileza, espalhe, gostariamos do máximo de opiniões para essa causa tão delicada.

Acesse: http://www.brasilempreende.blogspot.com/

Atenciosamente,
Sebastião Santos.