quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O caminho para o ouro no tênis

Por Vitor Sion*

O sorteio das chaves do torneio Olímpico de tênis, ocorrido nesta quinta-feira, foi bastante interessante e jogos duríssimos devem ser a tônica desde a primeira rodada, no sábado. Os dois principais confrontos nessa fase serão entre o espanhol Nicolas Almagro e o francês Gael Monfils e o russo Nikolay Davydenko contra a surpresa do ano, o letão Ernests Gulbis.

Os principais favoritos também não têm caminho muito fácil. O próximo número um do mundo, o espanhol Rafael Nadal, pega o italiano Potito Starace, mas pode enfrentar o sempre perigoso australiano Lleyton Hewitt na segunda rodada. Vale lembrar o sensacional histórico de Hewitt em Copas Davis (com 32 vitórias e apenas 8 derrotas), o que mostra o seu desejo de representar seu país da melhor maneira possível. Ele vai dar trabalho para o Nadal!

Já Roger Federer tem o russo Dmitry Tursunov na estréia e pode reencontrar o croata de “saque-bomba”, Ivo Karlovic, que o eliminou no último Masters Series em Cincinnati, já na terceira rodada.

Aliás, os finalistas de Cincinnati deram sorte na chave. O sérvio Novak Djokovic tem tudo para chegar, pelo menos, até as quartas de final e o inglês Andy Murray deve enfrentar o suíço Stanislas Wawrinka na terceira rodada, em confronto que pode decidir o último adversário de Nadal antes das semifinais.

Vale a pena acompanhar também os chilenos Fernando González e Nicolas Massú, medalhistas em Atenas nas duplas e em simples. Os dois têm jogos fáceis na primeira rodada contra, respectivamente, o chinês Peng Sun e o belga Steve Darcis. O González, em especial, deve incomodar muito no torneio!

Já os brasileiros Thomaz Bellucci e Marcos Daniel não devem ir muito longe. Eles mesmos já chegaram a Pequim dizendo que uma vitória já seria considerada um bom resultado. Na primeira rodada, os dois podem vencer já que Bellucci enfrenta o imprevisível e temperamental Dominik Hrbaty(ex-“top ten”) e Daniel revê seu algoz em Roland Garros, o austríaco Jürgen Melzer.

Por outro lado, a esperança de medalha para o tênis brasileiro, a dupla mineira Marcelo Melo e André Sá, teve muito azar no sorteio. Na primeira rodada, eles enfrentam os tchecos Tomas Berdych e Radek Stepanek e, se vencerem, devem jogar contra os indianos Leander Paes e Mahesh Bhupathi. Acredito que a dupla indiana deve chegar longe e enfrentar os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan nas semifinais, botando água no chopp brasileiro.

O curioso será ver as principais estrelas do tênis mundial jogando duplas nas Olimpíadas, o que nunca acontece no circuito. Uma parte interessante dessa chave são os confrontos entre os canadenses Daniel Nestor e Frederic Niemeyer e os irmãos Murray que pegam na segunda fase o vencedor de Arnaud Clement e Michael Llodra, da França, contra os israelenses Andy Ram e Jonathan Erlich. Entre essas quatro duplas, aquela que chegar à terceira rodada também deve ganhar uma medalha.

Por fim, as chaves femininas estão ofuscadas pela ausência da russa Maria Sharapova e uma nova final entre as irmãs Williams não será uma surpresa. Quem sabe elas não conquistam o ouro nas duplas e ouro e prata nas simples?

* Vitor Sion é jornalista e, sempre que possível, estará colaborando com o BLOG DO MASSI durante os Jogos Olímpicos.

Um comentário:

Rafael Zito disse...

Boa análise Vítor... A tabela dos brasileiros nas duplas realmente nao foi das melhores.

Convido vc e ao Alexandre Massi para acompanhar o trabalho da Equipe Jornalismo Esportivo durante as Olimpíadas. Mudamos o layout e faremos textos especiais sobre os Jogos.

www.esportejornalismo.blogspot.com

um abraço