sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Rory Delap, especialista em cobranças de lateral

Inovação no futebol.

Quando você acha que já viu de tudo, eis que surge mais uma novidade: um especialista em cobranças de lateral.

Seu nome é Rory Delap e seus arremessos de até 38 metros têm sido a principal arma do Stoke City nas partidas da Premiership.

O meio-campista irlandês desenvolveu uma técnica em que consegue transformar uma simples reposição de bola em chance real de gol.

Para se ter uma idéia, dos 13 gols da equipe no Campeonato Inglês, oito saíram das mãos do jogador.

Segundo o jornal The Guardian, quatro questões devem ser analisadas: a aproximação, o posicionamento do corpo, o lançamento e a trajetória da bola.

A aproximação é feita da seguinte forma: Delap pega impulso, dá quatro passos e fixa um pé a frente - geralmente, o esquerdo. Assim, consegue direcionar o impulso para frente.

Na parte superior do corpo, além do tronco flexionado, o importante é a força. Os ombros e os músculos superiores das costas são bastante exigidos. O movimento feito é de explosão, visando dar velocidade ao arremesso.

Falando em rapidez, é neste ponto que está o terceiro segredo do lançamento. Ele é executado com uma angulação baixa, entre 20 e 35 graus. São com estes ângulos que os braços e os músculos dorsais alcançam maior força. As bolas de Delap chegam a 60 quilômetros por hora.

Por último, uma combinação entre a rotação da bola, que a puxa para o alto, e a gravidade, que a leva para baixo, faz com que o arremesso seja praticamente retilíneo.

Abaixo, você pode conferir um vídeo com alguns lances de Ryan Delap:



------------------------------------------------------
O post foi sugerido pelo amigo Gabriel Dudziak, do blog Higherlights.

3 comentários:

Luzinha disse...

nos "áureos" tempos de Anderson Pico, no Grêmio, ele também fazia muito boas cobranças de lateral. ele faz - ou fazia, porque agora o guri se "apagou" - os treinamentos com bolas muito mais pesadas do que o normal, para garantir a força dos arremessos. Pico não é tão sensacional quanto esse moço, mas também vale registro. não sei se há no Brasil outro jogador que faça arremessos como ele. de qualquer modo, o cara aí é fantástico. abraços!

Filipe Araújo disse...

cara, ótimo post. impressionantes essas cobranças!

Abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

Loucos por F-1 disse...

Caro Massi,

Achei muito intessente este post. É impressionante a forma que a bola vai para a área, chega a ser melhor que um cruzamento para área. Uma arma importante dessa equipe.

Meus parabéns pela matéria!

Abraços!

Leandro Montianele