segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

As dificuldades de Felipão no Chelsea

Após quatro meses e meio tranquilos, Felipão começa a sentir o drama que é treinar o Chelsea.

Bastaram três jogos sem vitória para a pressão atingir o brasileiro.

A imprensa britânica ainda repercute o primeiro desabafo de Scolari contra a arbitragem desde que chegou. "Big Phil", como é chamado por lá, pediu ao juiz e aos auxiliares para que olhem as imagens do jogo contra o Arsenal na televisão e que peçam desculpas pelo que fizeram.

Além disso, o técnico está ficando com fama de não vencer clássicos. Nesta temporada, o Chelsea empatou com o Manchester United (1x1) e perdeu para Liverpool (1x0) e Arsenal (2x1). Para piorar, todos estes confrontos foram disputados em Stamford Bridge. É bom lembrar também que a derrota para os "Reds", no dia 26 de outubro, encerrou uma sequência de quatro anos e oito meses no estádio.

A eliminação na FA Cup para o Burnley só foi digerida porque os grandes clubes não dão importância para o torneio.

Outro questionamento surge quando o assunto é Champions League. Os "Blues" são o único clube inglês que não garantiu classificação antecipada para a fase de mata-mata. A situação é bem confortável, mas existe uma preocupação com o preparo físico dos atletas. Ballack, Deco e Lampard, por exemplo, formam um meio-campo "trintão". Somadas suas idades, são 93 anos. A pergunta que os críticos fazem é a seguinte: será que este elenco suportará a desgastante temporada?

Dois fatores ainda salvam a pele de Felipão: as contusões, que dificultam a formação de uma base, e a mudança radical de Roman Abramovich na política de contratações.

Todos têm consciência que as contusões são mais frequentes em um elenco com alta média de idade. Essien já está fora da temporada. Drogba está retornando agora de lesão. Cech, Ricardo Carvalho, Alex, Belletti, Ashley e Joe Cole, Deco e Ballack são outros nomes que já visitaram o departamento médico.

Dessa forma, Scolari está tendo dificuldade para montar o seu time ideal. Não por acaso, jogadores como Ivanovic, Bridge e Belletti têm recebido mais oportunidades do que eles mesmo esperavam.

Com tudo isso, é bom Felipão encontrar uma saída rapidamente, porque Abramovich, em pânico com a crise mundial, não parece disposto a ajudá-lo.

Um comentário:

Ricky_cord disse...

Sempre disse que não acreditava no sucesso de Scolari no Chelsea. Até está a aguentar mais do que eu esperava. A campanha na Champions não surpreende. É o costume. Jogar para empatar fora e ganhar em casa