domingo, 12 de abril de 2009

A persistência corintiana e a desatenção são-paulina

O clássico entre Corinthians e São Paulo talvez não tenha sido tão bom tecnicamente quanto o do dia anterior entre Santos e Palmeiras.

Mas foi mais emocionante, sem dúvida.

Mérito de Cristian, que acertou um belo chute a 18 segundos do fim da partida.

Um gol que resgata de vez o orgulho do torcedor corintiano, ainda um pouco ferido desde o rebaixamento em 2007.

Era o que faltava para todos voltarem a acreditar na mística desta camisa e deste clube, que busca o resultado até o apito final do árbitro.

Não por acaso, muitos "Fiéis" costumam dizer: se não tiver emoção, não é Corinthians.

E essa frase ilustra bem o que tem sido os últimos clássicos "Majestosos".

Nos últimos cinco confrontos entre Corinthians e São Paulo, duas vitórias para o primeiro e três empates.

Com exceção do jogo realizado em 27 de janeiro de 2008, por este mesmo Paulistão, em todos eles o Corinthians buscou o resultado mos últimos dez minutos.

14/07/2007 - Corinthians 1x1 São Paulo / Gol de Zelão aos 46 do segundo tempo.

07/10/2007 - Corinthians 1x0 São Paulo / Gol de Betão aos 40 do segundo tempo.

27/01/1008 - Corinthians 0x0 São Paulo

15/02/2009 - Corinthians 1x1 São Paulo / Gol de André Santos aos 36 do segundo tempo.

12/04/2009 - Corinthians 2x1 São Paulo / Gol de Cristian aos 47 do segundo tempo.

Repare também que os quatro jogadores que fizeram os gols têm características defensivas. André Santos aparece bem no ataque, mas é lateral de origem. Betão e Zelão são zagueiros. E Cristian exerce o papel de primeiro volante.

Todos estes dados podem não passar de coincidência, mas refletem bem o que é um time persistente, que ataca até o último minuto, partindo para cima com todos os jogadores (inclusive, zagueiros e volantes) e outro que acaba castigado após uma desatenção nos instantes finais.

2 comentários:

Rafael Zito disse...

Olá Massi, tudo bem?

Cara interessante os dados que vc apresentou sobre os ultimos jogos e os gols nos minutos finais das partidas diante do SP.

Foi um ótimo jogo. Taticamente mto interessante. Por isso, fiz uma avaliação tática do jogo no BlogJE.

O Blog Jornalismo Esportivo fez uma análise da partida e do desempenho das equipes no confronto. Gostaríamos de convidá-lo para acessar o Blog e deixar a sua opinião

www.esportejornalismo.blogspot.com

Wendhell disse...

Olá Massi, quero lhe deixar aqui minhas congratulações, acompanho o blog desde o início, agente chegou até a conversar algumas vezes pelo msn no fim do ano passado, você me deu umas dicas sobre o cartola. Quando li os primeiros posts percebi que você tem um tom distinto da maioria dos jornalistas,muito sensato, espero que consiga sucesso na carreira, parabéns também pela parceria que conseguiu com o Lédio, muita gente vai reparar no seu trabalho.

Espero poder assistir você daqui há algum tempo comentando a rodada no redação, tá na área, ao lado daqueles montros do sportv. hahaha Boa sorte cara.