quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Liga Sagres sofre com falta de público

A temporada 2009/10 do Campeonato Português, também conhecido como Liga Sagres, não poderia ter começado pior.

Para começar, sete das oito partidas terminaram empatadas (apenas o Sporting Braga venceu).

Destas, três terminaram sem gols.

No total, foram apenas nove tentos na rodada inaugural.

Nenhum time conseguiu fazer dois gols.

Além disso, a falta de torcida nos estádios também merece ser destacada.

Foram apenas 82.454 espectadores. Média de 10.306 por jogo.

Detalhe: a Luz recebeu 54.103 torcedores para Benfica e Marítimo.

Ou seja: mais de 65% do público da primeira rodada esteve concentrado em apenas um estádio.

Nenhum outro local recebeu mais de 10 mil pagantes. Mais que cinco mil, apenas o Municipal de Braga (9.402).

Veja a lista completa dos públicos nas partidas do último final de semana na Liga Sagres:

Benfica-Marítimo, 54.103 espectadores
Sp. Braga-Acadêmica, 9.402
P. Ferreira-FC Porto, 4.654
Nacional-Sporting, 3.877
V. Setúbal-V.Guimarães, 3.800
Leixões-Belenenses, 3.034
U.Leiria-Rio Ave, 1.808
Naval-Olhanense, 1.807

4 comentários:

Speeder76 disse...

Alex:

Existe um aspecto que é verdadeiro: o público não vai muito aos estádios. Tirando os "três grandes", que tem tendência para "macrocefalar" (concentrar) só Guimarães e Braga é que conseguem levar adeptos ao estádios.


Mas esta jornada tinha uma coisa em particular: Sporting e Porto jogavam fora, em dois estádios pequenos: Mata Real (Paços de Ferreira) e Choupana (Funchal). Ambos não levam maos do que cinco mil espectadores. A Mata Real estava cheia, enquanto que o segundo caso estava a dois terços. Outro facto: Agosto é Verão, e muita gente perfere ir à praia do que ir ao estádio...


De facto, o Benfica é um aglutinador. 55 mil pessoas, num estádio de 65 mil é muito bom. E não era um jogo importante. E irás ver, nos jogos a seguir, quando o Benfica jogar fora, os estádios estarão sempre cheios. Mas posso dizer que boa parte desses estádios na I Divisão portuguesa não comporta mais do que seis mil/oito mil espectadores.

Alexandre Massi disse...

Speeder,

Primeiramente, agradeço seu comentário. Claro, corretíssimo e trazendo novos elementos para a discussão.

Creio que cometi uma falha em não informar aos leitores a capacidade dos estádios portugueses. Alguns deles, como você mesmo disse, tem capacidade mínima, inferior a dez mil espectadores.

Agora, nem estes estádios estiveram lotados. E estamos falando da abertura de um campeonato nacional de primeira linha da Europa.

O estádio do Braga, por exemplo, com capacidade para pouco mais de 30 mil, recebeu 9. O do Vitória de Setúbal abriga quase 19 mil e não chegou a 4. O José Bento Pessoa, do Naval, suporta até 10mil e não colocou 2.

E o que falar do União de Leiria? 1.808 pagantes para um estádio de 23.850 . É similar ao que faziam São Caetano e Ipatinga aqui no Brasil.

Os únicos clubes que fizeram realmente bonito foram Paços de Ferreira (4.600 em estádio que comporta pouco mais de 5 mil) e Benfica, com os dados que você mesmo falou.

Talvez, quando tivermos jogos no Alvalade e no Dragão, a média suba. Agora, caso se aproximem ou até mesmo superem o Benfica, não será por uma diferença considerável.

O torcedor do Sporting se voltou para a disputa da Champions League ontem. E a torcida do Porto não costuma lotar o estádio em partidas da Liga Sagres contra times menores.

Com todos estes dados (torcida, empates e poucos gols), estou querendo dizer que a liga portuguesa tem que abrir os olhos para não perder importância para o povo português. O Porto vende seus principais jogadores, pouco se reforça e dessa forma fica difícil de encontrar rapidamente um bom padrão de jogo e atrair a torcida. O mesmo serve para o Sporting, que carece de investimento em novos atletas. E o mesmo serve para a liga inteira, exceto o Benfica, que gastou muito dinheiro neste verão europeu.

O futebol português tem que tomar cuidado com essa fama de exportador que vem recebendo. Se não trouxer grandes jogadores, a torcida não terá o mesmo interesse em acompanhar o futebol do país.

Abração

Michel Farias disse...

Simplismente pelo fato do futebol português ser de terceira categoria.Times ruins = estádios vazios.

Abraço!

Rio Futebol disse...

Alex,

Esses números são preocupantes. Confesso que não acompanho muito o futebol português, mas vejo que as equipes este ano estão muito mais fortes, se reforçaram bem, especialmente o Benfica.

Era para os estádios estarem mais cheios, mas pode ser que mais pra frente o público aumente...

Ah sim, deixe eu me apresentar, meu nome é Leonardo Resende e sou dono do Rio Futebol. Passei aqui no seu blog e gostei muito. Por isso, gostaria de propor uma troca de links, o que você acha?

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com