sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A nova realidade salarial no futebol francês

Apesar da Ligue 1 registrar vencimentos enormes para alguns jogadores (ver post abaixo), o que se vê no país é uma nova realidade salarial.

Na temporada 2008/09, o salário médio dos jogadores da primeira divisão era de 47.700 euros. Em 2009/10, este valor caiu para 45.300.

A mesma tendência é vista na Ligue 2. Os 13.300 euros de média caíram para 10.300.

Como explicar estes números?

Um argumento é o da troca da quantidade pela qualidade. Isso pode ser visto, por exemplo, no mercado de transferências. Na última janela, os clubes do país desembolsaram 238 milhões de euros com 89 jogadores, frente a 212 milhões com 134 da temporada anterior.

Com isso, os elencos foram enxugados e os profissionais que apenas lutavam para fazer parte do banco de reserva acabaram substitídos por jovens formados na base.

É muito melhor gastar 2 mil euros com um garoto formado no clube do que pagar 40 para um atleta que você apenas tem boas referências.

Uma segunda possibilidade é o novo modelo de contrato adotado em parte da Europa (Barcelona é um deles). Os acordos são renegociados, os dirigentes propõem um salário fixo menor e oferecem uma gratificação até 30% maior do que o salário atual a partir do desempenho da equipe na temporada.

Dessa forma, os clubes que não alcançarem seus objetivos sentirão menos os efeitos de uma não classificação para uma competição continental.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a Matéria, Massi.
Algo que nao tinha conhecimento.
Muito legal as materias anteriosres, fiquem uns dias sem entrrar e li tudo agora, os videos do basquete, Fifa, etc.. muito bons, parabéns.
Glee - Single Ladies (Football Team Dance)

Eduardo Costa disse...

Muito boa a Matéria, Massi.
Algo que nao tinha conhecimento.
Muito legal as materias anteriosres, fiquem uns dias sem entrrar e li tudo agora, os videos do basquete, Fifa, etc.. muito bons, parabéns.
Desculpa esquecei de por o nome ali. abraço
http://futeboleuropeu2009.zip.net