quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Las Palmas 0x0 Rayo Vallecano é um dos 40 jogos investigados pela UEFA

Há duas semanas, a UEFA anunciou a investigação de 40 jogos com suspeita de manipulação de resultado.

Na ocasião, um representante da entidade afirmou que grande parte deles envolvia clubes do Leste Europeu.

Sem citar nomes, a UEFA encerrou o assunto momentaneamente e prometeu novos esclarecimentos somente em novembro.

O que não contavam porém, é com o furo do diretor do jornal espanhol Marca, Eduardo Inda:

Las Palmas 0x0 Rayo Vallecano, válido pela quadragésima primeira rodada da Liga Adelante (segunda divisão), temporada 2008/09, está na lista de partidas investigadas pela UEFA.

Há exatos quatro meses (14/6/2009), os dois times se enfrentaram em Las Palmas. O time da casa precisava de um empate em duas partidas para escapar do rebaixamento. Já a equipe madrilenha ocupava a quinta colocação e apenas cumpria tabela.

Nas estatísticas da partida, um fato chama a atenção: duas finalizações durante os 90 minutos. E ambas sem qualquer perigo para o goleiro.

Além disso, ao final da partida, os 20 mil torcedores dos Canários presentes não perderam a oportunidade de gritar: "Tongo!" (em português, trapaça ou fraude). A imprensa, no dia seguinte, também se manifestou de forma similar (o mesmo Marca, por exemplo, estampou Amigos para siempre como título da crônica do jogo).

Até a publicação deste post, apenas o Las Palmas havia se pronunciado sobre o caso.

Abaixo, você confere, na íntegra, o comunicado divulgado pela direção do clube, também disponível no site oficial:


Sobre informaciones de la investigación del partido UD Las Palmas-Rayo Vallecano de la temporada 08-09

Ante las informaciones publicadas en relación a una supuesta investigación del partido UD Las Palmas-Rayo Vallecano de la pasada temporada, el consejo de administración de UD Las Palmas SAD hace público el siguiente comunicado:

1. UD Las Palmas SAD no ha recibido hasta la fecha de hoy comunicación oficial por parte de la UEFA, Real Federación Española de Fútbol o la Liga Nacional de Fútbol Profesional, de apertura de expediente informativo sobre este encuentro oficial de la Liga 08-09.

2. En el caso de que se informe a esta sociedad anónima deportiva de cualquier investigación relacionada con el mencionado partido, la UEFA, la RFEF o la LFP encontrarán todas las facilidades sobre la información que precisen.

3. UD Las Palmas SAD celebra y apoya cualquier iniciativa tendente a preservar la pureza de la competición deportiva.

Um comentário:

Eduardo Costa disse...

Lamentável, a cada ano que passa mais histórias dessas acontecem no nosso futebol. Isso me faz as vezes pensar se vale a pena mesmo fica torcendo, sofrendo e gastando dinheiro com um esporte que se mostra ser sujo!
Abraço
visite: http://futeboleuropeu2009.zip.net