domingo, 3 de janeiro de 2010

ATP 250 de Chennai (Índia)

A Índia passou a fazer parte do circuito da ATP em 1996, com o Aberto de Nova Délhi.

Mas, ao que tudo indica, o torneio de estreia não foi bom e, no ano seguinte, a entidade do tênis profissional decidiu mudar a cidade-sede para Chennai.

Como não possui boa premiação (450 mil dólares) e concorre com outros dois torneios na mesma semana, o ATP de Chennai costuma receber um ou outro tenista de segunda linha.

Os brasileiros nunca se deram bem na Índia. O primeiro a se arriscar por lá foi Roberto Jabali, em 1997. Caiu na estreia. Desempenho idêntico tiveram André Sá em 1999, Marcos Daniel e Ricardo Mello, em 2006, e Thiago Alves, em 2007. Ou seja, até hoje, o histórico do Brasil é de nenhuma vitória e cinco derrotas.

As três últimas edições do torneio chamam a atenção por resultados surpreendentes.

Em 2007, o belga Xavier Malisse venceu em simples e duplas. Um feito inédito.

No ano seguinte, os torcedores viram o espanhol Rafael Nadal levar de 6/0 e 6/1 na decisão. A proeza foi conseguida pelo russo Mikhail Youzhny.

Aqui cabe uma explicação. Rafa não atuou no melhor de sua forma física. Na semi, ele precisou de três tie-breaks para derrotar o compatriota Carlos Moyá e acabou disputando a final exaurido.

Já na última edição, a Índia emplacou pela primeira vez um tenista na final de simples: Somdev Devvarman. O atual número 126 do mundo recebeu um "wild card" da organização e mostrou que a organização do evento fez bem em lhe dar o convite. Venceu Kevin Kim (EUA), Carlos Moyá (Espanha) - o único bicampeão do torneio -, Ivo Karlovic (Croácia) e contou com o W.O. de Rainer Schuttler (Alemanha) na semi.

Na luta pelo título, acabou não sendo páreo para Marin Cilic, que o derrotou em dois sets (6/4 e 7/6).

A lista dos outros campeões do torneio pode ser vista aqui.

Nenhum comentário: