quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Balanço do Tour de France

Neste último mês acompanhamos de perto a Copa América de Futebol e os Jogos Pan-Americanos, realizados na Venezuela e Rio de Janeiro, respectivamente. Porém, na Europa, todos os olhos estavam voltados para o 94° Tour de France, competição mais tradicional do ciclismo mundial, realizada entre os dias sete e vinte e nove de Julho.

A Volta da França, como é chamada pelos brasileiros, vive um de seus piores momentos devido aos inúmeros casos de doping registrados nas últimas edições, inclusive do vencedor da edição de 2006, o norte-americano Floyd Landis. Para 2007, a organização da prova adotou uma nova estratégia e realizou exames antidoping com todos os participantes, mas o resultado não foi o esperado. Três casos de doping foram registrados, entre eles, o favorito Alexander Vinokourov (CAZ) e o líder da competição há quatro etapas do fim, Micheal Rasmussen (DIN). O dinamarquês se recusou a realizar testes complementares e a camiseta amarela (dada ao vencedor do Tour) ficou com Alberto Contador, de apenas 24 anos. O ciclista espanhol, por sua vez, também é questionado por especialistas.



Com todos esses escândalos, o interesse pelo ciclismo tem se reduzido. Órgãos da imprensa européia têm defendido o fim do evento e afirmam que o esporte está precisando de uma salvação. Pesquisas realizadas por jornais franceses apontam para a mesma direção, identificando uma carência do público: novos ídolos.

CURIOSIDADES

- O diário francês Libération, envergonhado com os últimos acontecimentos do Tour de France e em respeito ao seu leitor, optou por não noticiar os resultados da prova.
- O Tour de France surgiu em Julho de 1903, por iniciativa de Henri Desgrange, fundador do L’Auto (antecessor do L’Équipe), que queria fazer concorrência aos outros diários que patrocinavam voltas ciclísticas no país.
- Até 1905 as etapas eram noturnas e os ciclistas percorriam as montanhas a pé, empurrando a bicicleta. As distâncias eram desprezíveis se comparadas aos dias atuais.
- O prólogo (etapa de abertura) da 94° Volta da França ocorreu em Londres, num percurso de sete mil e novecentos metros. No total, os ciclistas pedalam quase três mil e seiscentos quilômetros.
- O brasileiro Murilo Fischer, da equipe Liquigas, abriu mão de disputar o Pan-Americano para se tornar o segundo brasileiro a concluir a competição francesa. Ele terminou na 101° posição.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei da informação. Esse tipo de prova não chega a mim normalmente.

(a matéria tá com um erro de diagramação, mas tá legal)