segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Balanço do Final de Semana


Começarei o Balanço do Final de Semana, abordando a Moto GP, que consagrou Casey Stoner como campeão da temporada, com três etapas de antecedência. O piloto torna-se assim o segundo mais jovem a obter tal façanha, perdendo por menos de cem dias para o norte-americano Freddie Spencer.

Com vinte e um anos, o australiano deu o primeiro título a Ducati na categoria. Uma equipe européia não conquistava o título há trinta e três anos. Nesse período, Honda Yamaha e Suzuki venceram todos os campeonatos. Muito desse resultado se deve também aos pneus Bridgestone, que tiveram excelente desempenho durante a temporada. Valentino Rossi passa em branco mais uma vez (ano passado perdeu para Nick Hayden) graças aos problemas sofridos. O italiano já pediu a Yamaha que troque seus compostos pela marca japonesa.

Oito das quinze provas tiveram vitória do jovem Stoner. Sua pior colocação foi a sexta, justamente neste fim-de-semana, no Japão. Ele tem 297 pontos na temporada, contra 214 de Rossi. Alexandre Barros é o décimo, com 91.

Loris Capirossi, também da Ducati, venceu em Motegi. A nota triste foi o acidente do espanhol Dani Pedrosa, que pode se ausentar do GP da Austrália caso se constate alguma fratura.

Vôlei

Deixarei apenas notinhas dessa vez sobre a modalidade.

No feminino, o Rio de Janeiro derrotou Osasco por três sets a um (23/25, 25/20, 25/18 e 25/17) e se sagrou tricampeão da Salonpas Cup, torneio preparatório para a Superliga, que começa no fim do ano. O Minas ficou em terceiro e as equipes estrangeiras, de baixo nível técnico, ocuparam as últimas colocações.

No masculino, o destaque vai para Gílson, o “Mão de Pilão”, que aos trinta e nove anos, acertou com o Latina e participará da maior liga do mundo, a italiana.

Tênis

Todos os portais já divulgaram, mas como eu havia mencionado na seção Bastidores com um pouco de antecedência, é minha obrigação reproduzir os fatos.

O tenista Marcelo Melo, destaque brasileiro ao lado de André Sá em 2007, foi pego no exame antidoping e ficará afastado das quadras até nove de Novembro.

A pena branda, de dois meses, se deve a justificativa do atleta que não sabia que o medicamento Neosaldina, indicado para dores de cabeça, continha substâncias proibidas.

O teste foi feito no torneio de Queen’s, na Inglaterra, que antecede Wimbledon. A premiação e os pontos serão retirados do atleta.

Na Copa Davis, Rússia e EUA farão a final. Igor Andreev venceu as duas partidas de simples contra os alemães, incluindo um triplo 6/2 em Tommy Haas, décimo primeiro no ranking da ATP. O 3x2 diante dos alemães foi suado. Marat Safin, que não fez parte da equipe, está sendo assediado para fazer parte do grupo na decisão.

Já os americanos tiveram facilidade ante os suecos. Blake perdeu seu jogo de simples no primeiro dia para Thomas Johansson, mas foi só. Roddick venceu suas duas partidas e os irmãos Bryan triunfaram nas duplas.

Em novembro, Nadal, Federer e Sampras participarão de torneio-exibição em comemoração aos cinqüenta anos da independência da Malásia.

Na WTA, a semana foi de surpresas. A francesa Tatiana Golovin conquistou seu segundo título na carreira, em Portoroz, Eslovênia. Na final, derrotou a local Katarina Srebotnik (2/6, 6/4 e 6/4).

Mas o grande feito foi da revelação húngara Agnes Szavay, de apenas dezoito anos. Após estar perdendo por 7/6 e 5/1, a tenista virou para cima de Jelena Jankovic, número três do mundo, fechando o jogo em 7/5 e 6/2. A jovem havia vencido o torneio de Palermo este ano e chegou as quartas-de-final do US Open, quando perdeu para Svetlana Kuznetsova. Nas últimas vinte e duas partidas, são dezenove vitórias. Nesta semana, já faz parte do seleto Top 20.

Profissional desde 2004, nunca disputou um Aberto da Austrália e Roland Garros-2007 foi seu primeiro Grand Slam na carreira. É destra e venceu o Aberto da França como juvenil, em 2005. Tem 1,71m de altura e pesa 63 kg. Dispõe de muita força em seus golpes, mas falta um pouco de mobilidade. Tem bom saque. OLHO NELA!

Ginástica Rítmica

A ucraniana Anna Bessanova, 23, sagrou-se campeão do Mundial de Ginástica Rítmica, disputado em Patras, Grécia. As russas Vera Sessina e Olga Kapranova, que defendia o título, completaram o pódio. Rússia, Bielorússia, Bulgária, Israel, Azerbaijão e Ucrânia garantiram duas vagas para Pequim.

O Brasil terminou em décimo primeiro lugar na competição por equipes, o que não daria vaga para as Olimpíadas – apenas as dez melhores se classificam -, mas como não existiam representantes da América do Sul qualificados, a FIG (Federação Internacional de Ginástica) carimbou o passaporte das meninas.

Um comentário:

Nádia Tamanaha disse...

Poxa, que resumão completo!
Enfim, em se tratando de Vitor Meira, sim, falta um carro decente. Lembro em Iowa, ele estava vencendo e com certeza ia chegar em primeiro mas a suspensão dianteira quebrou...lamentável. Agora é só torcer pra ele conseguir a vaga na Andretti Green que aí, eu acho que vai!
Beijo