quarta-feira, 24 de outubro de 2007

A onda das especulações

Não é de hoje que as especulações fazem parte do esporte. Mas, de um tempo pra cá, esse “assunto” ganhou dimensões incalculáveis.

É normal que no fim de ano, um período sem jogos, principalmente de futebol, todos “plantem” notícias e digam que tal jogador vai para o Corinthians ou aquele se transferia para o Palmeiras. Porém, a falta de reportagens tem gerado excessivos bastidores de equipes.

Alguns comentaristas, como Eduardo Savóia, da Rede Record, só estão no ar por terem contato com dirigentes, receberem ligações a todo instante e divulgarem possíveis acordos em primeira mão.

Em 2007, fiquei impressionado que todos os órgãos de imprensa estão priorizando este tema. No mundo inteiro.

A Fórmula 1, cuja temporada se encerrou no último final de semana, teve discussões de hipóteses o ano inteiro. Alonso vai para não sei aonde, Hamilton tem caso com a filha de um dos investidores da McLaren, Massa ou Raikkonen poderiam perder lugar para o espanhol na Ferrari, Nelsinho Piquet já foi confirmado como titular na Renault (informação agora desmentida), Timo Glock (campeão da GP2) negocia com três equipes, a escuderia de Ron Dennis vai se dividir e teremos a Mercedes e a Prodrive. Sem abordar a questão espionagem, que gerou muitos boatos.

A NBA, liga norte-americana de basquete, tem início programado para a próxima semana. Kobe Bryant, dos Lakers, poderia ser envolvido em negociação com o Phoenix Suns. E a partir do camisa 24 de Los Angeles, todas as outras equipes estariam envolvidas, recebendo e cedendo jogadores, para se adequarem ao teto salarial imposto por David Stern, dono da competição.

Até o vôlei, que sempre foi transparente e só nos havia dado alegrias, criou polêmicas. Primeiro entre Bernardinho e José Roberto Guimarães. Depois, com os treinadores brigando com Ricardinho e Mari, respectivamente.

A ginástica e o tênis têm um ponto em comum. Ambos especulam se Daiane dos Santos e Gustavo Kuerten, que sofrem com diversas contusões, conseguirão voltar a competir em alto nível. No esporte do catarinense, todos ainda se voltam para as relações entre jogadores do circuito e casas de apostas. Davydenko primeiro, depois uma declaração infeliz de Andy Murray e agora o suposto envolvimento de Andy Roddick e Lleyton Hewitt.

O judô, que quase ninguém sabe o nome de três atletas brasileiros, sofre com a disputa entre Tiago Camilo e Flávio Canto, que pertencem à mesma categoria e tiram as chances do país conquistar mais uma medalha em Pequim-2008. A dúvida é saber quem vai aumentar seu peso. Mais burburinho.

Caso semelhante aconteceu no iatismo, com Robert Scheidt e Torben Grael. Havia preocupação com os dois na classe Star, onde os dois duelariam. Foram três meses de discussão, cogitou-se mudar a data da seletiva da Laser, onde o primeiro competia, até o momento em que o parceiro de Marcelo Ferreira optou por uma regata de volta ao mundo.

E, finalmente no futebol, mesmo quando as janelas de transferências estão fechadas, só se fala nisso. Na Europa, David Villa deixaria o Valencia por 150 milhões de euros e iria ao Real Madrid, Drogba e Lampard não vestiriam mais a camisa do Chelsea. Kaká é sempre alvo de transferências, Robinho e Júlio Baptista são questionados e levanta-se a questão de multa aos dois, até Rentería, que está fazendo boa temporada pelo Strasbourg, já recebeu sondagens do Bayern de Munique.

No Brasil, a situação não é diferente. Os técnicos Vanderlei Luxemburgo, Emerson Leão, Muricy Ramalho e Dorival Júnior são procurados para renovar contrato. No Sul, o Internacional estaria se desfazendo de Clemer, Iarley e Fernandão, sendo que os dois últimos estariam indo para o exterior. Ibson, que está emprestado ao Flamengo até Agosto de 2008, está sendo sondado. É isso mesmo. Abel Braga elogiou o volante e a imprensa divulgou que Abelão quer trazer o jogador para o segundo semestre do ano que vem. O Grêmio trouxe Rosinei pois perderá Diego Souza para o São Paulo.

No Rio de Janeiro, com o Fluminense rico, graças a Unimed, Riquelme já teve seu nome ventilado. Dodô, Leandro Amaral e Washington já estariam acertados. Por que enganar o torcedor? Que time traria três centroavantes? Um é possível e creio que virá, mas o site globoesporte.com afirmou que mesmo que um deles acerte, os outros continuarão na pauta da diretoria. Carlos Alberto, hoje no Werder Bremen e que foi vendido há quatro meses, é cogitado. O Flamengo, agora envolvido com a disputa da vaga na Libertadores, brevemente terá os mesmos nomes em sua lista de reforços. No Botafogo, as prioridades são: Chicão e Felipe Santana, do Figueirense.

Notem que todas essas “matérias” foram publicadas em um momento em que temos assunto, pois o campeonato está rolando. Existem diversas competições ocorrendo ao mesmo tempo. Tem Champions League, todas as ligas de futebol, NBA para começar, Copa do Mundo de Natação e Ginástica acontecendo nos finais de semana, proximidade da Masters Cup de tênis, torneios de vôlei em Novembro (classificando para as Olimpíadas), WQS e WCT “pegando fogo” com as etapas decisivas, nacional de basquete começando e até Jogos Abertos do Interior. Ou seja, eventos para todos os gostos.

Não percamos tanto do nosso tempo com esses assuntos. Digo isso uma semana após escrever sobre Drogba deixando o Chelsea. É uma auto-reflexão e até um arrependimento sobre aquele post. Manterei a seção Bastidores, pois é importante que tenhamos um ou outro “furo”, mas não excessivamente como vemos em todos os meios de comunicação.

2 comentários:

Arthur Virgílio disse...

O problema é que o receptor gosta desse tipo de informação. Essas especulações smepre vão existir e não a como serem combatidas, apenas desmentidas. Uma já desminto aqui, Chicão não vai para o Botafogo e sim para os Emirados Árabes.

Ricky_cord disse...

Isso acontece no Brasil, em Portugal e em todo o lado. Há que vender jornais....