terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Danny Jordan

Muitos não devem conhecê-lo pelo nome, portanto, irei apresentá-lo. Este é o "Beckenbauer"da Copa de 2010. Ou seja, ele é o organizador do evento da África do Sul. É uma figura emblemática, já que militou contra o apartheid no país.

O tópico mais interessante de sua palestra foi a comparação com a candidatura brasileira. Ele lembrou que o "país do futebol" pode se dar ao luxo de escolher suas sedes, pois em cada cidade existe um público apaixonado e estrutura para construir estádios. Já em seu país, algumas cidades não poderiam postular candidatura, tendo em vista que o legado deixado seria trágico. As arenas não seriam utilizadas.

Algumas novidades apontadas para a Copa de 2010: público assistirá a partidas ao vivo pelo celular, o estádio de Johanesburgo terá capacidade para 96 mil pagantes e os gastos com estádios estão na casa de €1,7 bilhão.

Curiosidades de Copas anteriores: site da Fifa foi acessado em 2002 por 4,2 bilhões de pessoas durante o torneio e 2 milhões de turistas foram a Alemanha.

5 novos estádios serão construídos, 4 passarão por uma pequena melhora e 1 por grande reforma.

O impacto da televisão também impressiona. 43.600 programas são dedicados ao campeonato. 376 emissoras, de 214 países realizam as transmissões. E a final entre França e Itália, em 2006, foi vista por 715,1 milhões de pessoas.

Algumas declarações de Jordan serão guardadas, pois originarão novos posts.

Nenhum comentário: