sábado, 22 de dezembro de 2007

Olho Nele!

Fazia tempo que não atualizava a seção de revelações e destaques do esporte mundial. Creio que o fim do ano permitirá mais empenho na busca por talentos. Dessa vez, o destaque é o tenista norte-americano Donald Young, de apenas dezoito anos.

Centésimo no ranking da ATP, Young é a mais nova aposta dos EUA para ter um atleta comandando o circuito. Em 2007, venceu um future e um challenger, torneios de segunda linha. No segundo semestre, recebeu convite para disputar o US Open. Foi eliminado na terceira rodada pelo espanhol Feliciano López. Passou pelo australiano Chris Guccione e contou com um W.O. contra Richard Gasquet. E, além disso, "beliscou" um set contra Nikolay Davydenko, quarto do mundo, em New Haven.

Pouco antes, em Julho, foi campeão júnior em Wimbledon derrotando o número um do mundo, Vladimir Ignatic.

Treinado pelos pais, Donald e Ilona, terminou a temporada 2005 na liderança do ranking juvenil. Foi o mais novo na história a alcançar o topo na categoria. Levou o troféu do Aberto da Austrália.

A "mancha" na curta carreira ocorreu em 2006, quando tomou "bicicleta" (6/0 e 6/0) do argentino Carlos Berlocq.

Nada que o afete e que altere o prognóstico de qualquer especialista. Será, brevemente, jogador de elite. Porém, tudo tem que ser feito com calma. Não adianta colocá-lo em grandes competições. Precisa ser lapidado e quando estiver pronto, jogará em alto nível. Sua carreira está sendo muito bem administrada e todos estão acompanhando sua trajetória. Entre eles, o ex-tenista Jim Courier, Mike Bryan, primeiro no ranking de duplas da ATP, e Patrick McEnroe, capitão dos EUA na Copa Davis.

Young nasceu em Chicago e sua família nunca foi privilegiada economicamente.

Um fato marcante em sua infância foi o bate-bola com John McEnroe. Tinha apenas dez anos na ocasião e foi muito elogiado pela lenda do tênis, dizendo que seus estilos são muito semelhantes.

É canhoto, seu backhand é executado com duas mãos e tem no top spin sua principal arma. Outra virtude é a aproximação à rede. Não tem medo de volear.

A cobrança dos pais é alta, pois sabem do potencial do jovem. Antes do café da manhã, colocam o filho na quadra para dar mil saques. Só depois do "aquecimento" é que pode fazer a primeira refeição do dia.

Todos estes fatos nos permite ficar de OLHO NELE!

Nenhum comentário: