segunda-feira, 24 de março de 2008

O foguete LZR e Vídeo da Semana


As inúmeras quebras de recordes mundiais na natação em 2008 têm uma explicação: o LZR Racer. O traje da Speedo, lançado em comemoração aos seus oitenta anos, foi desenvolvido em conjunto com a Nasa.

O objetivo das empresas foi, desde o início, reduzir ainda mais o atrito da água em relação ao nadador. Para isso, buscaram transformar os atletas em foguetes.

Foram realizados testes em túneis de vento para que se atravessasse facilmente a água. Também foram captadas imagens dos nadadores, deixando a roupa moldada a seus corpos e provocando uma maior compressão. Além disso, o traje é leve e não possui costura.

O resultado tem sido uma menor retenção de água e um maior deslizamento durante as provas.

Sua utilização tem sido questionada por diversos profissionais. Além do produto não estar disponível a todos, qual o mérito dos nadadores na melhora dos tempos?

Aos que querem ver as imagens dos testes e comentários sobre seus efeitos, vejam no Vídeo da Semana.

Um comentário:

Anônimo disse...

De toda a polémica gerada relativamente a este fato de natação, só vejo realmente um ponto relevante. O não estar disponível para todos os atletas que o querem (mesmo pagando)

O preço (caro) é uma questão de tempo, em alguns anos este fato custará o mesmo que estes fatos de natação. Nos fatos como nos computadores pessoais quem quer o topo do topo paga muito mais. Julgo que isto só se justifica para quem está no topo do topo