quinta-feira, 17 de abril de 2008

Olho Nele!

Hoje, 17 de abril de 2008, Romain Grosjean completa 22 anos.

O BLOG DO MASSI aproveita a deixa para apresentá-lo.

Nascido em Genebra, mas com nacionalidade francesa, o piloto é o grande adversário de Bruno Senna na temporada 2008 da GP2, categoria de acesso a Fórmula 1.

Começou no automobilismo como todos os outros. Ganhou um kart do pai, se apaixonou e não largou até partir para os monopostos.

As competições vieram tarde, aos 14. Os resultados foram surpreendentes. Porém, o fraco desempenho escolar, fez com que seu pai o proibisse de correr até melhor as notas. Após um árduo trabalho, conseguiu conciliar ambas.

Vendo que o filho tinha enorme potencial, o pai conseguiu uma vaga para Romain na Fórmula Renault Suíça, em 2003. Venceu as dez etapas da temporada e foi para a mesma categoria, só que na França. O título só foi aparecer em 2005, com mais dez vitórias. Neste ano, competiu também na Fórmula Renault Européia.

2006 marcou a mudança de Grosjean para a F3 Européia. Sentiu a pressão e acabou terminando o campeonato na 13ª colocação.

Mas, no instante em que suas esperanças de ser um grande piloto diminuíam, surgiu a oportunidade de disputar uma etapa da F3 Inglesa.

Sabendo que esta seria sua última chance, foi com tudo para o circuito de Pau. E os resultados não poderiam ter sido melhores.

Registrou um "hat trick" nas duas corridas da etapa - pole position, vitória e volta mais rápida.

A atuação resultou no convite para a ASM, melhor equipe da F3 Européia. Lewis Hamilton foi compeão em 2005 pela escuderia.

Como não poderia ser diferente, sagrou-se campeão da categoria em 2007.

Subindo mais um degrau, em 2008, Grosjean se tornou piloto de testes da Renault - já fazia parte do programa de desenvolvimento -, substituindo Nelsinho Piquet, e foi contratado pela ART Grand Prix.

Na primeira competição do ano, a GP2 Ásia, foi campeão com facilidade. Agora, se prepara para a GP2 "oficial", com etapas no continente europeu.

Dependendo de seu desempenho, pode ser uma "pedra no sapato" para Lucas Di Grassi, que está pleiteando uma vaga na F1 em 2009.

Compete pela França pois foi no país que obteve licença para pilotar. Mas, na verdade, não perdeu as raízes suíças, onde ainda reside.

Por tudo isso, é bom ficarmos de OLHO NELE!

-----------------------------------------------------------------------
Novo Parceiro

O BLOG DO MASSI faz mais uma parceria.

Dessa vez, com o Confio no Mengão. Preciso dizer sobre o que é?

Vale a pena acompanhar não só pelas notícias futebolísticas, mas também pelas outras modalidades que o Flamengo se faz presente.

Fica a sugestão!

2 comentários:

Filipe Araújo disse...

promessas no automobilismo surgem aos montes, assim como no futebol. mas poucas de confirmam realmente.


Abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

ps.: Moreno, Ramón Díaz, Macnelly Torres e Kléber Pereira são as novas figuras da Copa no Gambetas.

Speeder76 disse...

Gostei desta rubrica, Massi. Já agora, três sugestões para ti, nos próximos "Olho neles":


1 - Angel Di Maria, jkogador argentino, internacional sub-20, e extremo do Benfica.

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81ngel_Di_Mar%C3%ADa


2 - Alvaro Parente, actual campeão da World Series by Renault, e da Formula 3 inglesa em 2005, actualmente na GP2, onde vai ser adversário do Bruno Senna e do Romain Grosjean. E já testou com a Renault...


http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lvaro_Parente


3 - Michelle Brito, 15 anos, a nova coqueluche no Nick Bolliteri. Ainda é muito cedo para tirar juízos de valor, mas já a começam a comparar com a Maria Sharapova...



http://pt.wikipedia.org/wiki/Michelle_Brito


Um abraço, do Outro Lado do Atlântico!