sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Post especial de 1 ano: Entrevista com Gustavo Borges

Hoje, 1º de Agosto, o BLOG DO MASSI completa 1 ano de vida. Para comemorar a data, nada melhor do que uma entrevista com uma referência do esporte nacional, o ex-nadador Gustavo Borges.

Com quatro medalhas olímpicas na carreira (duas de prata e duas de bronze), Borges abandonou as piscinas após o revezamento 4x100 livre nos Jogos de Atenas-2004.

Em 2008, irá para as Olimpíadas, só que em outra função: a de comentarista.

Pouco antes de embarcar para a China, ele respondeu às perguntas deste blogueiro. Confira:


Blog do Massi - Em entrevista coletiva, você afirmou que três brasileiros têm chance de voltar com uma medalha de Pequim: Thiago Pereira, César Cielo e Kaio Márcio. Mesmo assim, ressaltou a dificuldade que terão de trazê-la. O que falta para os três atingirem o patamar dos favoritíssimos à medalha olímpica?

Gustavo Borges - Eles estão bem posicionados no ranking mundial, mas não nas três primeiras colocações. A diferença vai ser durante os Jogos e ver como foi a preparação de todos. O nervosismo sempre atrapalha o resultado e essa vai ser a maior dificuldade.

BM - Você estará em Pequim durante os Jogos Olímpicos e terá a oportunidade de conversar com estes três atletas. Com toda a sua experiência em Olimpíadas, o que pode passar a eles? Se tivesse que dar uma dica técnica, o que cada um deles deve explorar em suas respectivas provas?

GB - Acho que a tranqüilidade e paciência. Dica técnica não. Não tenho nenhuma condição de interferir no trabalho dos treinadores especialmente no momento crucial de competição.

BM - Muito tem se falado a respeito do LZR. Gostaria de saber se você já teve a oportunidade de testá-lo e até que ponto um traje pode auxiliar os atletas?

GB - Não experimentei. O traje ajuda sim no resultado. Mas o corpo é que faz o resultado. Com um equipamento de alta performance e um atleta bem preparado, os tempos caem.

BM - Assim que você se aposentou, o grande assunto envolvendo seu nome foi uma possível candidatura para a presidência da CBDA, sucedendo Coaracy Nunes. Ainda há o desejo de ocupar o cargo?

GB - No momento, não. É um trabalho que demanda muito tempo e hoje meu trabalho está direcionado para outros projetos.

BM - No que se refere à estrutura, o que falta para a natação brasileira se tornar uma potência no esporte?

GB - Acho que desenvolver mais praticantes para o esporte, melhorar a infra-estrutura que temos e investir na educação dos profissionais.

BM - Durante sua carreira, você atuava como um embaixador da natação no Brasil. Tinha a preocupação de ser atencioso com os fãs, com a imprensa e difundir a modalidade. Você não sente falta de alguém na geração atual que lhe substitua nesta função?

GB - Acho que os jovens nadadores podem vir a exercer esta função. Temos vários candidatos a isso como o Thiago e o César. Acho que os resultados por um período de tempo e medalhas olímpicas são a fórmula para se tornar conhecido. Já a atenção e a disponibilidade para os fãs é um outro processo, que envolve a personalidade de cada um.

BM - Para encerrar, gostaria que nomeasse um nadador internacional que pode surpreender nestes Jogos Olímpicos e que a mídia não está acompanhando atentamente. Além disso, deixasse o nome de algum atleta nacional que devemos ficar atentos para a geração de 2012.

GB - Nomes internacionais para surpreender até no meu caso é difícil, pois temos um esporte bem objetivo com tempos. Talvez o Ryan Locthe, superando o Michael Phelps em alguma prova, seria uma surpresa. No Brasil, para 2012, eu gosto do Guilherme Guido nos 100 metros costas e do Fernando Silva nos 100 livre e borboleta.

36 comentários:

Anônimo disse...

Massi, muito boa a entrevista. O Borges realmente é um ícone dentro da natação e será lembrado por muito tempo como um dos grandes ídolos do final dos anos 90 e início dos anos 2000.

Sobre meu blog, estou repensando ele, e por isso não estou postando, mas dentro de 15 dias ele estará de volta.

Rafael Zito disse...

Olá Massi,

Realmente estou sempre acompanhando o seu trabalho e essa entrevista do Gustavo Borges foi uma ótima sacada. Parabéns.

Gustavo Borges é referencia nao só na natação mas como um esportista no geral. Sobre a natação, na minha visão apenas o Cesar Cielo tem condições de trazer medalhas nos 100m livre, mas, principalmente nos 50m livre. O Thiago Pereira tem o azar de competir nas msms provas do Phelps e do Ryan Loctche.

Cara sobre o meu blog, a partir de segunda-feira começa o periodo Blog Jornalismo Esportivo Pequim-2008... durante esse periodo faremos postagens apenas sobre os jogos e o layout da pagina tb serah diferente neste periodo. Aguardo sua visita.

Um abraço.

Guilherme Giorgi Costa disse...

Muito boa entrevista
Parabens por aproveitar muito bem a opurtunidade de te-lo!
Abtracos

Priscilla Bar disse...

Oi Massi,

Gostei de ver.Rápida e objetiva a entrevista.

Como o Ruben Fontes falou,o Borges será lembrado por muito tempo como um dos grandes ídolos da nataçao.

Aqui fica meio difícil acompanhar a nataçao(até pq, pelo menos nisso,os espanhóis nao sao muito bons...rs),mas sempre é bom saber que temos chances.

Parabéns pelo blog e que esse 1 ano vire 2,3,4,...anos.

Parabéns!

Bjs

Ruy Moura disse...

Alexandre, o seu blogue é magnífico!... Parabéns, pelo 1º aniversário!

Saudações esportivas

deTrivella disse...

Aeee! Grande Massi! Meus parabéns pelo primeiro aniversário.
Escolheu um excelente personagem para a entrevista. Bola pra frente e felicidades!

felipe zene disse...

Continue com o bacana trabalho. Sucesso para você.

Marcos André Lessa disse...

1 ano??? Pelo volume de posts, a impressão que dava é que o blog é centenário... rsrsrsrs

Parabéns, Massi. Mto legal a entrevista. Vida longa ao blog!

Speeder76 disse...

Gostei de ler a entrevista. Ao menos por aí, a natação tem resultados. Aqui em Portugal, é quase uma "caçada aos gambuzinos". Nâo acredito que tenhamos um finalista tão cedo nuns Jogos Olimpicos, embora haja evolução na modalidade...


Já agora, felicidades pelo teu primeiro aniversário. Agora que se aproximam os Jogos Olimpicos, vou tar mais atento ao que se passa, pois a Formula 1 vai tirar umas férias...

Ricky_cord disse...

Parabéns pelo, espero eu, primeiro de muitos anos do teu blog. É um dos que visito diariamente. Quanto ao nadador entrevistado não o conheço mas desejo muitos êxitos. Abraço

Anônimo disse...

Massi, o teu blog é o melhor Blog de esportes que eu conheço. E olha que eu visitei mais de 100. Parabéns pelo aniversário.
Fernando Sampaio

Mariana Marçal disse...

Massi,

Ah! Parabéns pela entrevista, por um ano de blog! Torço sempre por vc!
beijos,
Coceira!

Vinicius Grissi disse...

Parabéns pela ótima (como sempre) entrevista. O Gustavo Borges realmente é um cara muito bacana e concordo bem com o que ele falou. O Brasil tem boas chances na natação, mas vai ser muito difícil conseguir algo concreto.

Parabéns pela data, também. Fundamos os blogs quase no mesmo dia.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog e pela entrevista. Um abraço!

Robson Pereira disse...

Oi Massi!!!

Muito legal a entrevista com o Gustavo Borges.
Um ano hein! Parabéns. O melhor do seu blog é o fato dele estar sempre em dia com os acontecimentos esportivos e a maneira como eles são informados, de forma objetiva e clara.
Isso é bom tanto para quem gosta de espotes, quanto para quem é leigo e o visita pela primeira vez.
Muito bem organizado seu blog.

Abraços!

Maurício Luiz Aires disse...

parabéns cara! continue na luta!

Marcos Garcia disse...

Olá, muito legal essa entrevista com o Gustavo Borges, muito Bacana esse seu blog, e Parabéns por esse seu primeiro ano, eu estou começando com essa vida de blogueiro, tomare que eu também chegue a completar um ano, e muitos outros.

abraço

www.classeaesportes.blogspot.com

Anônimo disse...

Massi,

Parabéns pelo primeiro aniversário do blog. Sua colaboração no Almanaque Olímpico comprovou que você tem muito futuro na profissão. Espero que nossos caminhos no jornalismo esportivo se cruzem de novo.

Um abraço!

Pâm Cristina LF* disse...

Ótima a entrevista!!
Borger foi um grande atleta para o Brasil....

Podemos trocar links??
Bjss

=D

Unknown disse...

Massi!

Como prometido, estou eu aqui fazendo a minha visita no aniversário de 1 ano do Blog do Massi...

Você sabe que o meu interesse em esporte é quase nulo, mas eu adorei a entrevista!

Parebéns por ela, e por esse ano!

Anônimo disse...

Show de bola, muito legal a entrevista, o Gustavo Borges é um símbolo Olímpico para o Brasil.

Parabéns pelo Blog cara, você é muito talentoso continue assim.

Silvan Alves - Muriaé (MG) disse...

Massi, parabéns. Este é o caminho certo do jornalismo brasileiro. Estamos trabalhando com menos trágedias, menos sensacionalismo e com mais ética. Um grande abraço e parabéns por um ano de trabalho de qualidade. SILVAN ALVES, JORNALISTA DE MURIAÉ E AUTOR DE BLOG.

Ítalo Oliveira disse...

Parabéns, Massi. Colocar um blog no ar é complicado, blogar é díficil, mas manter um ano no ar é para poucos. Tomara que meu Arena chegue lá. Parabéns pela entrevista.

Zêro Blue disse...

Parabens Massi pelo 1o ano do Blog. Que grande maneira de comemorar o aniversario hein?

Abracos


Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS – ESTAMOS CHEGANDO
Sou Cruzeirense - Site - Tudo sobre o clube que manda em Minas
Sou Cruzeirense - BLog - Tudo sobre o clube que manda em Minas
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Filipe Araújo disse...

Primeiramente, obrigado pelas palavras, meu caro. São essas parcerias bacanas que nos estimulam a manter um blog de qualidade (ao menos tentar, né? jeje).

Depois, ótima entrevista. PEna que a natação brasileira, ao menos a masculina, pode ter sua participação menos produtiva dos últimos jogos.

Parabéns pelo aniversário do Blog. Que possamos trocar figurinhas por muitos outros.

Abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

Unknown disse...

Muito boa a entrevista.
Parabens ai Massi.
Abraco

Octeto Racing Team disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Octeto Racing Team disse...

Massi ...

Parabéns duas vezes!!!!
Primeiro pela aniversário de 1 ano e segundo pela entrevista com Gustavo Borges!!!!

Muitosss anos de blog para vc!! hehehe

Bjinhos do Octeto!!

Tati

Marcos Antonio disse...

ótima entrevista Massi!Parebéns pelo o blog que com certeza é um do smelhores sobre esportes na minha opinião!Grande abraço!

Nanda Belém disse...

Ei meninoooo

Olha... parabéns pelo 1 ano de blog... que cada vez cresça mais e mais!!!! A entrevista ficou show de bola... eu sempre gostei do Gustavo... parabéns!!!!!
Beijosssss

Anônimo disse...

Massi primeiramente parabens pelo aniversario bloglistico do Blog do Massi, se resiste apos um ano é porque é de qualidade, espero que vc continue por muito tempo ainda na rede. E que entrevista dignina dos melhores.Parabes novamente grande abraço

Unknown disse...

Grande Massi... Sempre colocando ótimas matérias com suas boas e pertinentes perguntas!! Grande abraço... ;))

Emilson Tavares disse...

Parabéns pela entrevista e por um ano de sucesso do blog. Excelente trabalho.
Emilson Tavares

Anônimo disse...

Massi,

Infelizmente não vi a msg que vc havia me deixado a tempo, mas conferi com o maior orgulho sua entrevista de comemoração de 1 ano do blog do massi e a unica coisa que eu tenho pra dizer é PARABENS e que vc é FODA massigol!

Menino prodígio! Qm diria! Vc realmente merece esse sucesso com blog pq é um trabalho sensacional!

A única coisa que ta faltando são aquelas nossas trocas de ideias antes das aulas la na PUC! A gnt ainda precisa toma uma breja ein!

Parabens!
Abraço
Bola

Anônimo disse...

Parabéns pela entrevista, pelo aniversário, por todo o conteúdo postado nesses 365, enfim... parabéns por agregar valor à vasta blogosfera esportiva.

Que o aniversário do blog sirva de inspiração para seguir levando o projeto adiante por muito tempo.

Abração, Massi!

Loucos por F-1 disse...

Fala Massi!!

Meus parabens pelo aniversário do Blog!!

Muito boa a entrevista com o Gustavo Borges. Ele foi um grande nadador só faltou o ouro nas olimpíadas para coroar sua correira.

Abraços!

Leandro Montianele