segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Thomaz Bellucci - A semana em Gstaad

O jejum foi quebrado.

Desde 2004, com Ricardo Mello em Delray Beach, o Brasil não ganhava um torneio ATP.

Neste domingo, Thomaz Cocchiarali Bellucci, 21, conquistou o título em Gstaad, Suíça, ao derrotar o alemão Andreas Beck, 23, em dois sets (6/4 e 7/6).

Com o resultado, o paulista de Tietê sobe 53 posições no ranking e alcança o 66° posto, apenas três posições atrás da melhor colocação já alcançada (em 23/04/2009, foi o número 63 do mundo).

Mesmo assim, Bellucci ainda não é o número 1 do Brasil. Marcos Daniel, após chegar às semifinais no mesmo evento, aparece esta semana no 58° lugar.

Há tempos que não víamos dois brasucas tão bem ranqueados.

Como não é qualquer dia que temos um tenista de nosso país levantando troféus, o blog vai fazer uma retrospectiva desta que foi a melhor semana da carreira profissional de Bellucci.


Sexta-feira, 24 de julho

- Por ser cabeça-de-chave número 1 do qualyfing, Bellucci não precisa disputar a primeira rodada do classificatório.

- O tenista, juntamente com sua comissão técnica, foi esperto ao montar seu calendário para o segundo semestre e percebeu que o "qualy" de Gstaad estava fraco e que as chances de alcançar a chave principal eram boas.

Sábado, 25 de julho

- Estreia contra o romeno Teodor Craciun, número 449. Fáceis 6/2 e 6/1.

Domingo, 26 de julho

- Vaga garantida na chave principal após vitória contra Dustin Brown, 389 do mundo. O jamaicano abandonou após perder o primeiro set por 6/4 e estar perdendo o segundo por 3/1.

Segunda-feira, 27 de julho

- Fica sabendo que o adversário da primeira rodada, o belga Kristof Vliegen, não vai mais participar do ATP 250 de Gstaad. Em seu lugar, entra o local Michael Lammer (lucky loser e segundo cabeça-de-chave do qualyfing).

Terça-feira, 28 de julho

- Vitória suada contra Lammer: 6/7, 7/6 e 6/4. Teve dois match points contra no segundo set.

Quarta-feira, 29 de julho

- Folga.

Quinta-feira, 30 de julho

- Derrota mais um tenista da casa, Stanislas Wawrinka. Duplo 6/4 sobre o principal favorito ao título e vigésimo segundo no ranking da ATP. Wawrinka foi finalista do torneio em 2005 e semifinalista em 2008.

Sexta-feira, 31 de julho

- Mais uma pedreira: Nicolas Kiefer, cabeça 6. Derrota no primeiro set por 6/3. No segundo game da segunda parcial, uma sorte tremenda: abandono do alemão.

Sábado, 1 de agosto

- Semifinal diante do top 30 Igor Andreev, que não havia perdido um set até então no torneio. Mais uma vitória espetacular: 6/4 e 7/5.

Domingo, 2 de agosto

- 6/4 e 7/6 sobre o alemão Andreas Beck. Jogo interrompido pela chuva no sétimo game do segundo set. Depois, de volta à quadra, salvou break point logo no primeiro game, teve duas chances de quebra para fazer 6/5, desperdiçou e fechou com 7/2 no tiebreak.

- Além dos 250 pontos, Bellucci embolsou 71.700 euros.

- Ele é o quinto tenista a conquistar o primeiro título de ATP World Tour na carreira no ano de 2009.

- Foi a primeira final entre canhotos desde janeiro de 2008, quando Llodra e Nieminen disputaram o título em Adelaide, Austrália.

Abaixo, você confere uma coletiva com Bellucci após a classificação para a decisão:

Um comentário:

Rafael Campos disse...

Bellucci ta crescendo na hora certa, vamo q vamo !