sábado, 2 de janeiro de 2010

ATP 250 de Doha (Qatar)


Dos três torneios da primeira semana de 2010, Doha é o que atrai os melhores tenistas. Em 2009, por exemplo, Federer, Nadal, Murray e Roddick estiveram por lá. E neste ano, os dois melhores tenistas do mundo decidiram repetir a dose no Qatar. Sem falar no russo Nikolay Davydenko, atual campeão do ATP Finals.

A explicação é simples: apesar de se tratar de um ATP 250, sua premiação supera a casa do milhão. Para ser exato, U$1.110.250.

Só o campeão de simples embolsa U$185 mil.

Criado em 1993, o torneio nunca contou com um tenista brasileiro em sua chave. Em 2010, a escrita será mantida. E lá se vão 18 anos...

Outro fato raro é que nenhum tenista espanhol conquistou um título de simples em Doha. Nadal até costuma se dar bem em duplas (campeão em 2005 e 2009), mas nunca obteve um resultado expressivo individualmente.

A única final obtida por um espanhol em todos estes anos foi com o "saibrero", Félix Mantilla.

Os maiores campeões do Aberto do Qatar - todos com dois títulos - são: Stefan Edberg (Suécia), Petr Korda (República Tcheca), Roger Federer (Suíça) e Andy Murray (Escócia).

Se você quiser conferir a lista completa dos vencedores deste ATP 250, dirigido pelo marroquino Karim Alami, basta clicar aqui.

Nenhum comentário: